IMPEACHMENT, EMOÇÕES E CONFLITOS: a emergência da raiva nos comentários da página da revista Veja no Facebook

Autores

  • Maria das Graças Pinto COELHO Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil
  • Geilson Fernandes de OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42866

Palavras-chave:

Impeachment, Revista Veja, Comentários, Emoções, Revista jornalística.

Resumo

Considerando o cenário de crises no Brasil contemporâneo, analisam-se as conversações estabelecidas através dos comentários produzidos em postagem da Veja – um dos periódicos do segmento jornalismo de revista com maior circulação nacional – em sua página no Facebook, a saber, os comentários referentes ao post intitulado “URGENTE: Dilma sofre impeachment e PT sai do governo após 13 anos”, publicado em 31 de agosto de 2016. Para tanto, são utilizados os pressupostos da Etnometodologia e sua abordagem sobre a Análise da Conversa. As reflexões empreendidas demonstram a irrupção de emoções e sentimentos em conflito, haja vista a produção de dissensos que se instauram a partir das conversações, evocando o sentido de disputa acerca do processo de impeachment, de modo que a raiva é evidenciada como a emoção mais recorrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Pinto COELHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil

JORNALISTA. Pós-doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando como Professora Titular dos Programas de Pós-Graduação em Estudos da Mídia e em Educação da referida Universidade. Contato: gpcoelho8@gmail.com

Geilson Fernandes de OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil

JORNALISTA. Doutorando em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Gestão Pública e em Literatura e Ensino (UAB/IFRN, 2015). Contato: geilson_fernandes@hotmail.com

Referências

AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2014.

BRAGA, José Luiz. Sobre “mediatização” como processo interacional de referência. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Anais... Bauru: COMPÓS, 2006.

BURITY, Joanildo. A onda conservadora na política brasileira traz o fundamentalismo ao poder? In: BORTOLETO, Marco A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth. (Orgs.). Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos: análises críticas.[No prelo].

COULON, Alan. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

COURTINE, Jean-Jacques. A era da ansiedade; discurso, história e emoções. In.: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. (Orgs.). (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCAR, 2016.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. 1. Uma história dos costumes. Trad. Ruy Jungmann; revisão e apresentação: Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

EMEDIATO, Wander. As emoções da notícia. In: MACHADO, Ida; MENZES, William; MENDES, Emília. (Orgs.). As emoções no discurso. Lucerna, Rio de Janeiro (RJ), 2007.

FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Revista Matrizes. São Paulo: ECA/USP, n 2, abril, 2008, p. 89-105. Disponível em: <http://www.usp.br/matrizes/img/02/Dossie5_fau.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2016.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder.. São Paulo: Graal, 2013.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola: 2011.

FREIRE FILHO, João. Correntes da felicidade: emoções, gênero e poder. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2016.

FREIRE FILHO, João. O circuito comunicacional das emoções: a Internet como arquivo e tribunal da cólera cotidiana. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 38., 2014,Caxambu (MG). Anais... Caxambu: Anpocs, 2014.

FREIRE FILHO, João. A comunicação passional dos fãs: expressões de amor e de ódio nas redes sociais. In: BARBOSA, Marialva; MORAIS, Osvando (Ed.). Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades, p. 127-154. São Paulo: INTERCOM, 2013.

GARFINKEL, Harold. Studies in Ethnomethodology. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1967.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HOLANDA, Sérgio Buarque. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2018.

MEDINA, Cremilda. Profissão jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

MONTEIRO, Leonardo Valente. Os neogolpes e as interrupções de mandatos presidenciais na América Latina: os casos de Honduras, Paraguai e Brasil. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.49, n. 1, p. 55-97, mar./jun., 2018.

NATHANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.

NATHANSOHN, Graciela et all. Revistas on-line: do papel às telinhas. In: NATHANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.

NATHANSOHN, Graciela; CUNHA, Rodrigo. O jornalismo de revista na era da mobilidade. In: NATHANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.

REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Afinal o que é a mídia? CISECO, Japaratinga (AL), 29 nov. 2015. Disponível em: < http://www.ciseco.org.br/index.php/artigos/279-afinal-o-que-e-a-midia >. Acesso em: 05 abr. 2016.

ROSENWEIN, Barbara H. História das emoções: problemas e métodos. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.

WALTON, Stuart. Uma história das emoções. Rio de Janeiro: Record, 2007.

WATSON, Rod; GASTALDO, Edison. Etnometodologia & Análise da conversa. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique