JORNALISMO E INTERESSE PÚBLICO: uma análise da Agência Câmara Notícias a partir da categorização de fatos

Autores

  • Edgard PATRÍCIO Universidade Federal do Ceará | Brasil
  • Leidyanne VIANA Universidade Federal do Ceará | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42872

Palavras-chave:

Jornalismo, Interesse público, Agência Câmara Notícias.

Resumo

Este artigo objetiva avaliar o interesse público na produção noticiosa da Agência Câmara Notícias. Considerando a proposta editorial da Comunicação da Câmara, utilizamos como base teórica os estudos do interesse público no Jornalismo. Analisamos um corpus de 211 notícias, buscando visualizar o interesse público no tipo de fato relatado, de acordo com a classificação de Gomis (1991, 2002) em Resultados (acontecimentos que apresentam fatos consumados), Explosões (fatos inesperados com consequências drásticas), Deslocamentos (etapas ou fases de um acontecimento) e Aparições (eventos caracterizados pela manifestação oral). Concluímos que há um potencial de interesse público na Agência Câmara, contudo a prevalência de critérios institucionais impede que esse potencial seja mais elevado.

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Biografia do Autor

Edgard PATRÍCIO, Universidade Federal do Ceará | Brasil

JORNALISTA. Doutor e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Professor Adjunto do Curso de Jornalismo/Instituto de Cultura e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Membro do grupo de pesquisa PraxisJor - Práxis no Jornalismo. Coordena o Programa de Extensão Comunicação e Políticas Públicas. Contato: edgard@ufc.br

Leidyanne VIANA, Universidade Federal do Ceará | Brasil

JORNALISTA e Revisora de Texto. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Contato: leidyanne.viana@gmail.com

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Publicado

2018-11-14

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