JORNALISMO E COMUNICAÇÃO COMO ATO DEMOCRÁTICO: o papel da audiência nos processos de apuração e distribuição da informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46586Palavras-chave:
Jornalismo, Comunicação Pública, Audiência Ativa, Redes Sociais, IFPE.Resumo
Resumo
Este artigo investiga a participação da audiência ativa e crítica na construção e repasse de notícias no âmbito das instituições públicas, com foco no conteúdo produzido pela Assessoria de Comunicação da Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco. Foram usados estudos de MATOS (2012), FAUSTO NETO (2016); RECUERO, BASTO E ZAGO (2015); e SHIRKY (2014). A equipe de profissionais envolvida no processo foi entrevistada, explorando o envolvimento do público na produção de conteúdo para as redes. Postagens no Facebook e Instagram foram analisadas para identificar exemplos de colaboração externa. Descobriu-se que a participação do público é tímida, mas ela existe e é incentivada pela instituição. A pesquisa também conclui que o IFPE investe numa comunicação que contribui para a promoção de espaços públicos de debates transparentes, que estimulam a prática da cidadania e fortalecem a democracia.
Palavras-chave
Jornalismo; Comunicação Pública; Audiência Ativa; Redes Sociais; IFPE.
Abstract
This article investigates the participation of active and critical audience in the construction and transfer of news in the scope of public institutions, focusing on the production by Communication Advisory of Instituto Federal de Pernambuco. Studies of MATOS (2012), FAUSTO NETO (2016); RECUERO, BASTO AND ZAGO (2015); and SHIRKY (2014) were used. The team of professionals involved in the process was interviewed, exploring the involvement of the public in the production of content for the networks. Posts on Facebook and Instagram were analyzed to identify examples of external collaboration. It has been found that public participation is timid, but it exists and is encouraged by the institution. The research also concludes that IFPE invests in a communication that contributes to the promotion of public spaces of transparent debates that stimulate the practice of citizenship and strengthen democracy.
Keywords
Journalism; Public Communication; Active Audience; Social Networks; IFPE.
Downloads
Referências
BERGER, Peter; LUCKMAN, Thomas. A Construção Social da Realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1978.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. IN: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012. p. 1-33.
DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GOVERNO FEDERAL. Lei de Acesso à Informação. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/assuntos/conheca-seu-direito/a-lei-de-acesso-a-informacao>. Acesso em: 22 de abril de 2018.
GOVERNO FEDERAL. Comissão Nacional da Verdade. Disponível em: <http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/institucional-acesso-informacao/a-cnv.html>. Acesso em: 22 de abril de 2018.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Editora Aleph, 2014.
MATOS, Heloiza. Comunicação pública, esfera pública e capital social. IN: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012. p. 47-58.
MOZART, Etiene. Entrevista concedida a Alline Lima. Recife, 22 fev. 2018. [A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice "A" da dissertação Perfil das Redes Sociais no Jornalismo Público: um estudo sobre a aplicação do Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais no IFPE].
PINHEIRO, Marta. O processo de construção de políticas de informação. IN: MOURA, Maria Aparecida (Org.). A construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 27-46.
RECUERO, Raquel; BASTOS, Marco; ZAGO, Gabriela. Análise de Redes para Mídia Social. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
REVISTA DE JORNALISMO DA ESPM. Relatório preparado por C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, da Columbia University, investiga as fronteiras da imprensa no século 21, São Paulo: Editora ESPM, n 5, Abril/Maio/Junho, 2013.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: Criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Editora Zahar. Edição do Kindle, 2011.
VASCONCELLOS, Rafaela. Entrevista concedida a Alline Lima. Recife, 18 abr. 2018. [A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice "C" da dissertação Perfil das Redes Sociais no Jornalismo Público: um estudo sobre a aplicação do Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais no IFPE].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.