FOTOJORNALISMO E CONTROLE BIOPOLÍTICO: enquadramentos de mulheres e famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49573Resumo
Este artigo analisa as relações entre imagens fotojornalísticas e governamentalidade neoliberal a partir de enquadramentos de mulheres e famílias empobrecidas. São analisadas fotografias divulgadas pela Folha de S. Paulo entre 2011 e 2015 (acompanhadas de elementos como legendas e títulos das matérias) que nos parecem emblemáticas dos quadros de sentido mobilizados por esse veículo para caracterizar, sob um viés de apreciação e avaliação moral da conduta dessas mulheres e famílias, os potenciais impactos do Programa sobre os modos como suas existências são tornadas legíveis, inteligíveis e aptas ou não ao reconhecimento social. A análise levou em conta o modo como o enquadramento biopolítico que lhes confere sentido investe e desinveste as mulheres de sua humanidade e de sua autonomia a partir da construção de narrativas cronológicas que adquirem status de documentos usados para condená-las ou absolvê-las a partir da avaliação das escolhas que supostamente tinham à disposição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.