FOTOJORNALISMO E CONTROLE BIOPOLÍTICO: enquadramentos de mulheres e famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro MARQUES Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Viviane Gonçalves FREITAS Doutora em Ciência Política pela UnB e integrante do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (Margem, UFMG) e do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê/IPOL/UnB)
  • Cícero Pedro de Almeida OLIVEIRA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49573

Resumo

Este artigo analisa as relações entre imagens fotojornalísticas e governamentalidade neoliberal a partir de enquadramentos de mulheres e famílias empobrecidas. São analisadas fotografias divulgadas pela Folha de S. Paulo entre 2011 e 2015 (acompanhadas de elementos como legendas e títulos das matérias) que nos parecem emblemáticas dos quadros de sentido mobilizados por esse veículo para caracterizar, sob um viés de apreciação e avaliação moral da conduta dessas mulheres e famílias, os potenciais impactos do Programa sobre os modos como suas existências são tornadas legíveis, inteligíveis e aptas ou não ao reconhecimento social. A análise levou em conta o modo como o enquadramento biopolítico que lhes confere sentido investe e desinveste as mulheres de sua humanidade e de sua autonomia a partir da construção de narrativas cronológicas que adquirem status de documentos usados para condená-las ou absolvê-las a partir da avaliação das escolhas que supostamente tinham à disposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro MARQUES, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Comunicação pela UFMG. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. E-mail: angelasalgueiro@gmail.com.

Viviane Gonçalves FREITAS, Doutora em Ciência Política pela UnB e integrante do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (Margem, UFMG) e do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê/IPOL/UnB)

Doutora em Ciência Política pela UnB e integrante do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (Margem, UFMG) e do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê/IPOL/UnB). E-mail: vivianegoncalves.unb@gmail.com

Cícero Pedro de Almeida OLIVEIRA, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Comunicação Social pela UFMG

Downloads

Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique