JORNALISMO E FEMINISMO: do que tratam as teses e dissertações em Comunicação do período de 2001 a 2018?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49575Resumo
Neste artigo, buscamos descrever a relação que se estabelece entre a pesquisa focada no jornalismo e feminismo(s), por meio de um levantamento de teses e dissertações da área da Comunicação, do período de 2001 a 2018. Os trabalhos foram rastreados pela palavra-chave “feminismo”. Do total localizado, 20 teses e 59 dissertações, foram identificadas doze pesquisas que vinculam jornalismo e feminismo. Diante da acentuada reverberação pública, intelectual e acadêmica que o(s) feminismo(s) tem gerado, no contexto global, conclui-se que o ritmo de crescimento desse tema na Comunicação tem sido brando até 2015. Por fim, a principal tendência observada diz respeito uma clara ênfase nos aspectos discursivos e textuais do jornalismo.
Palavras-chave
Comunicação; Jornalismo; Feminismo; Estado da arte; Pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.