A LOUSA DE BUTLER: notas sobre a inserção dos estudos de gênero no ensino de Jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49576Resumo
Este artigo apresenta alguns apontamentos sobre a inserção dos estudos de gênero no ensino de Jornalismo. Dentre os aspectos que serão priorizados nessa reflexão, estão o modo como a virada epistemológica proveniente dos estudos sobre as mulheres, sobre os feminismos e sobre os movimentos LGBT na segunda metade do século XX se espraiou nos estudos da comunicação, das mídias e do jornalismo e, na atualidade, podem ser interpretados como parte dos saberes necessários à constituição de jornalistas mais sensíveis, mais abertos às narrativas complexas e plurais em vozes, em sentidos e em experiências. Para isso, analisa-se o conteúdo programático de disciplinas dedicadas às relações entre estudos de gênero, mídia e jornalismo ofertadas como conteúdo optativo aos estudantes de jornalismo em quatro universidades públicas brasileiras.
Palavras-chave
Estudos de Gênero; Ensino de Jornalismo; Currículo; Disciplinas; Epistemologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.