A REPRODUÇÃO DA DIVISÃO SEXUAL DE TRABALHO NOS GRUPOS DE MÍDIA: breve análise da situação profissional das mulheres no jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49577Resumo
O artigo se propõe a fazer um mapeamento da situação laboral das mulheres no jornalismo, não só no Brasil, mas no mundo. A partir de uma revisão da literatura e do cruzamento de dados coletados de diversos estudos acerca das questões de gênero no ambiente da comunicação, realizamos as análises à luz da economia política da comunicação, indústrias culturais e teorias de gênero. A revisão mostra que a situação profissional feminina nas empresas de jornalismo do Brasil e do mundo apresenta tendências precárias, apesar dos avanços relacionados às questões de gênero na vida pública e privada de diversas mulheres.
Palavras-chave
Jornalismo; Gênero; Feminismo; Indústrias Culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.