ENQUADRAMENTOS DE GÊNERO NAS NARRATIVAS DA IMPRENSA SOBRE AS MULHERES POLÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49578Resumo
Este artigo debate a formação de enquadramentos estereotipados de gênero na cobertura da imprensa nacional e internacional sobre as mulheres políticas. Para tal convoca-se um conjunto epistemológico que rompe o método cartesiano e considera os postulados adotados na pesquisa de orientação feminista, tendo o jornalismo como base da análise. O texto origina-se dos resultados de investigação realizada em nível de doutorado que avalia as narrativas da mídia brasileira durante a crise do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, com foco nos enquadramentos de gênero utilizados na cobertura da imprensa. Os resultados demonstram que a imprensa, de modo global, ainda está presa a modelos de representação simbólica que reforçam papéis ‘tradicionais’ de homens e mulheres, e de modo mais grave tem atuado para desqualificar a liderança feminina.
Palavras-chave
Jornalismo; Gênero; Mulheres na política; Liderança feminina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.