HIERARQUIA ENTRE GÊNEROS E POLÍTICA PATRIARCAL NO DISCURSO JORNALÍSTICO DA REVISTA TPM
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49581Resumo
Este trabalho analisa o discurso jornalístico da revista Tpm, para compreender como as representações de gênero são abordadas, debatendo a atuação do jornalismo nas discussões sobre gênero e corpo, na perspectiva dos estudos pós-estruturalistas. Para isso, faz uso da desconstrução, proposta por Jacques Derrida, para identificar os conceitos, os binarismos, as hierarquias, os padrões textuais e os paradoxos discursivos. Tpm dá continuidade à tradicional receita usada por publicações femininas brasileiras, que abordam um universo baseado em maternidade, casamento e condições corporais. A revista reproduz e amplifica uma violenta hierarquia entre gêneros, além de reafirmar uma política identitária patriarcal e heteronormativa.
Palavras-chave
Jornalismo; Gênero; Desconstrução; Trip Para Mulher (Tpm).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.