A CONSTRUÇÃO DA SORORIDADE NOS DISCURSOS DA REVISTA AZMINA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49582Resumo
O artigo promove a análise de discurso da revista on-line AzMina, concentrada na sororidade. Observamos como os discursos jornalísticos, assumidamente construídos a partir de uma perspectiva feminista, ressignificam um tema polêmico para as feministas quanto a sororidade. Como aporte teórico elegemos as teorias feministas e de gênero, da comunicação e do jornalismo. Como metodologia optamos pela Análise de Discurso de vertente francesa. O corpus selecionado inclui dez textos que evidenciaram três formações discursivas: Sororidade como estratégia de combate à estrutura social violenta; Sororidade como estratégia de desnaturalização de estereótipos: inveja, rivalidade e falsidade entre mulheres; e Sororidade como estratégia feminista prática. As publicações rompem com o senso comum que sustenta a ideia da desunião das mulheres, e o fazem desconstruindo de forma crítica as estruturas sociais que sustentam a lógica patriarcal.
Palavras-chave
jornalismo; sororidade; AzMina; análise de discurso; estudos feministas e de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.