“FEMINISMO” EM PORTUGAL: uma análise discursiva do Jornal de Notícias (online)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49584Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo os discursos produzidos acerca da palavra “feminismo” na versão online do Jornal de Notícias (JN), veículo de ciberjornalismo em Portugal. O corpus é constituído por 41 conteúdos noticiosos publicados entre 2005 e 2017, que resultaram em 68 sequências discursivas de referência para análise. O objetivo é compreender os sentidos mobilizados quando este termo é empregado. Utiliza-se a Análise de Discurso (ORLANDI, 2009; BENETTI, 2016) como aporte metodológico. Como resultados principais, identifica-se que nos textos que apresentam a palavra “feminismo”, o jornal em questão faz uso de duas formações discursivas principais: patriarcal e progressista.
Palavras-chave
Ciberjornalismo; Gênero; Feminismo; Discurso; Jornal de Notícias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.