DISCURSO JORNALÍSTICO DIANTE DO (NOVO) DISCURSO (POLÍTICO) DE COMBATE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n2.49587Resumo
Examinam-se as mutações do discurso político no contexto da midiatização em processo, especificamente as transformações das suas fontes em atores da enunciação de um “discurso de combate” que tem como alvo a instituição jornalística, seus fundamentos, práticas e seus profissionais. Estuda-se o discurso presidencial emitido durante a campanha eleitoral de 2018, bem como declarações, por ele veiculadas nas mídias, ao longo do primeiro ano de mandato, que explicitam sentidos e ideários a inspirar “ação comunicacional” de contato direto da política com a sociedade, tendo o presidente como seu ator protagonista. O presidente deixa de ser fonte para se constituir como operador principal de uma política em processo, que prescinde de práticas comunicacionais mediadoras como as de natureza jornalística.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.