Autores
-
Maxime CERVULLE
PARIS 8 - CEMTI | França
-
Virginie JULLIARD
CELSA - GRIPIC | França
Resumo
Por meio de uma revisão crítica das principais teorias feministas e queer do espaço público, bem como seus principais pontos de tensão, esta contribuição propõe algumas pistas para uma abordagem comunicacional que perimitem pensar sobre a reprodução do gênero no contexto de controvérsias midiáticas. Ela argumenta que a análise de tais controvérsias torna visível não apenas o caráter normativo do espaço público midiático como das relações de gênero.
Palavras-chave
Mídias; Controvérsias; Gênero; Participação, Públicos
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Maxime CERVULLE, PARIS 8 - CEMTI | França
Professor em Ciências da Informação e Comunicação da UFR "Cultura e Comunicação", Universidade de Paris VIII Vincennes - Saint-Denis. Membro do CEMTI -Centro de Estudos de Mídia, Tecnologia e Internacionalização. Membro do Conselho da UFR. Responsável pelo curso de Mestrado "Mídias internacionais: questões e práticas" (menção "Cultura e comunicação"). Membro do Conselho Científico do GIS Instituto do Gênero.
Autor do livro Dans le blanc des yeux. Diversité, racisme et médias (Amsterdam, 2013) e co-autor do livro Cultural Studies : théories et méthodes (Armand Colin, 2015 ; édition augmentée, 2018).
Virginie JULLIARD, CELSA - GRIPIC | França
Professora da CELSA - École des Hautes Etudes de Ciências da Informação e Comunicação, Universidade de Sorbonne. Membro do GRIPIC, Laboratório de pesquisa em Ciências da informação e da Comunicação da CELSA.
Autora do livro De la presse à Internet : la parité en questions (Hermès-Lavoisier, 2012) e co-organisa o seminário intitulado Genre, médias et communication (Paris).
Seção
Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.
Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.