RÁDIO MESMICE: O descontentamento com a programação das rádios como impulso para a prática da pirataria musical (1980-1981)

Autores

  • Enio Everton A. VIEIRA Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.50899

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar os problemas criados pelo desenvolvimento das tecnologias de fitas e reprodutores cassete nos hábitos de consumo de música no fim da década de 1970 e início de 1980, durante a crise da indústria fonográfica. Mídias especializadas da época culpabilizavam as tecnologias cassete, ignorando fatores econômicos ou a postura conservadora das gravadoras. As rádios insistiam em uma programação repetitiva para ouvintes que buscavam diversidade. Nos basearemos em escritos de Peter Burke, Marcia Tosta Dias, Paul Friedlander, Marcos Napolitano, Walter Benjamin e Renato Ortiz, em edições publicadas entre 1979 e 1981 da revista SOMTRÊS.

Palavras-chave

História do rádio; fita cassete; pirataria musical; consumo; indústria fonográfica.

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Biografia do Autor

Enio Everton A. VIEIRA, Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP)

Mestre pelo programa interdisciplinar em “Educação, Arte e História da Cultura” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Graduado em História pela Universidade Nove de Julho (2014), pós-graduação lato senso em educação pela PUC (2017).

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Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique