NAS ONDAS CURTAS DO COSMOPOLITISMO: Programa Casé e as origens do rádio comercial brasileiro

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51078

Resumo

Em estudo comparativo, o artigo contextualiza a relação entre o primeiro programa de rádio comercial do Brasil, Programa Casé (1932-1951), da Rádio Phillips (Rio de Janeiro) e o programa The All-Negro Hour (1929-1935), a rádio WSBC (Chicago). Debate-se como o sistema de ondas curtas possibilitou o contato de realizadores do rádio nacional com atrativos estrangeiros, inserindo a produção radiofônica produzida no Brasil em modelos consagrados internacionalmente. A partir de noções sobre cosmopolitismos (PRYSTHON, 2002 e 2004), discute-se experiências cosmopolitas na década de 1930 no Brasil e postula-se que o modelo do rádio comercial brasileiro estava inserido em uma experiência global, com ênfase nos atrativos criados nos Estados Unidos.

Palavras-chave

Rádio comercial; Cosmopolitismo; História do Rádio; Entretenimento; Programa Casé.

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Biografia do Autor

Michele WADJA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista Capes e integrante do Grupo Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop), na (UFPE).

Thiago SOARES, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor do Programa de Pós graduação em Comunicação UFPE, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e mestre em Teoria da Literatura (UFPE). Pós-doutorado em Comunicação (UFF). 

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Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique