INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E EMISSORAS DE RÁDIO POR MEIO DAS MÍDIAS SOCIAIS: o caso da Região Celeiro (RS)

Autores

  • Lidia Paula TRENTIN Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51257

Resumo

Parte da investigação de doutorado, cujos objetos empíricos são as rádios Província 100.7 FM, Querência 89.7 FM e Difusora AM 1350, localizadas na Região Celeiro do Rio Grande do Sul, a presente pesquisa busca identificar as possibilidades de interação entre público e emissoras tendo em vista as mídias sociais dessas rádios. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo das redes sociais e aplicativos para smartphone, bem como verificação das possibilidades de interação nos sites das três emissoras. Os resultados demonstram que os sites e aplicativos não oferecem possibilidade de interação, é possível apenas ouvir a programação, para contatar as emissoras é necessário utilizar o WhatsApp, e-mail, ligação telefônica ou redes sociais, principalmente o Facebook, que é a rede que mais gera engajamento dos ouvintes das três emissoras. Quanto a responsividade, nenhuma das rádios reage ou responde aos comentários feitos em suas páginas, entretanto, aqueles relacionados à programação, programas e locutores são mencionados ao vivo.

Palavras-chave

Rádio; Rádio na Internet; Interação; Região Celeiro; Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

Lidia Paula TRENTIN, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Bolsista PROSUP/CAPES. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais – INCOM e Jornalismo no Século XXI – JOR XXI, da UTP.

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Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique