DO TRANSISTOR AO CELULAR: anotações históricas sobre transformações da reportagem radiofônica a partir de tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51297Resumo
O artigo (re)visita a trajetória do rádio no Brasil com foco em tecnologias que oportunizaram ao meio explorar suas características de mobilidade, imediatismo, instantaneidade e ubiquidade na produção de reportagens. Reflete-se, em perspectiva de (re)construção histórica, o percurso desde a chegada do transistor na década de 1950 até a consolidação do celular no país, inovações que permitiram ao rádio protagonizar a cobertura jornalística através da reportagem. Na trajetória da reportagem radiofônica e sua relação com as inovações técnicas e tecnológicas busca-se bases para entender a presente reconfiguração do radiojornalismo. É pesquisa exploratória, recorrendo-se à análise documental e revisão bibliográfica, com subsídios da história.
Palavras-chave
Radiojornalismo; Reportagem Radiofônica; História do Rádio; Tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.