AS CARACTERÍSTICAS DO OUVINTE DE RÁDIO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS RADIOFÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.52376Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as características do ouvinte de rádio, no momento em que o veículo tem recém completado 100 anos de atuação no Brasil. Utilizamos como parâmetro uma revisão de literatura histórica sobre as pesquisas acadêmicas que versam sobre o papel da audiência radiofônica no País, nas quais foram esboçados conceitos como os de ouvinte internauta (LOPEZ, 2010), ouvinte fiel (PRATA, 2002) e ouvinte expandido (FERRAZ, 2019). Em formato de estado da arte, o levantamento mapeou um total de 25 tipologias de ouvintes. A partir dessa coleta de dados, sistematizamos, com base nas técnicas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004), marcadores que sintetizam cada um desses perfis. Chegamos a 17 traços característicos, que compõem o resultado final desta pesquisa.
Palavras-chave
rádio; radiojornalismo; ouvinte; audiência; pesquisas radiofônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.