O HIPER-RÁDIO COMO AGENTE MIDIATIZADOR: um estudo da final da CONMEBOL 2019

Autores

  • Valquíria Passos KNEIPP Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Luciana Mendes FONSECA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.53836

Resumo

O artigo teve como objetivo refletir sobre a mudança nas práticas sociais de produção do rádio a partir da midiatização (HJARVARD, 2014, 2012). A pesquisa aborda o fenômeno do hiper-rádio como uma conexão das discussões sociais. Foram utilizados os conceitos de hipertelevisão de Scolari (2008), as estratégias de transmidiação propostas por Fechine et al (2013), bem como a TV social (FECHINE, 2016), compreendendo um novo rádio. Como estudo de caso da cobertura da final da CONMEBOL Copa América no dia 07 de julho de 2019 pela Rádio Globo Rio. Foi possível identificar o rádio trazendo sistemas cada vez mais integrados, instigando a interação com o público com uma linguagem hipertextual.

Palavras-chave

Hiper-rádio; Midiatização; Copa América; TV Social/Rádio Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Passos KNEIPP, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

JORNALISTA. Professora do PPG em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em Comunicação pela USP.

Luciana Mendes FONSECA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda do PPG em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Graduação em Radialismo pela UFRN.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique