NOVAS ROTINAS DE PRODUÇÃO DE FORMATOS AUDIOVISUAIS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Entrevista com Jaíne CINTRA - editora de Arte e Multimídia do Diário de Pernambuco

Autores

  • Gil Aciolly Dantas JACINTO Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Paula de Souza PAES UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n2.55275

Resumo

Entrevista concedida a Gil Aciolly Dantas JACINTO[1], mestre em Jornalismo pela UFPB, pela editora de Arte e Multimídia do Diário de Pernambuco, Jaíne Cintra, na sede no jornal em Recife. A entrevista integra este volume da Revista Latino-americana de Jornalismo - Âncora como parte do Projeto de Pesquisa “Laboratório de Pesquisa sobre História, Profissionalização, Práticas e Identidades do Jornalismo” que é coordenado pela professora visitante Paula de Souza Paes (UFPB). O projeto foi desenvolvido dentro do Grupo de pesquisa Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional. O objetivo do projeto é produzir conhecimento direcionado sobre as transformações das identidades do jornalista e das suas rotinas, criando uma base de dados sobre o jornalismo da região Nordeste. Disponibiliza-se aqui um material de pesquisa que pode ser explorado por pesquisadores interessados nos novos desafios que atravessam a prática jornalística, às estratégias plurais do emprego do audiovisual nas redes digitais e às iniciativas que buscam monetizar essas estratégias.

Jaíne Cintra é formada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, começou em editorial na revista Continente, onde desenvolveu o projeto Pernambuco. Depois, atuou no Núcleo de Projetos Especiais do Jornal do Commercio. No final de 2008, foi para o Diário de Pernambuco, onde trabalhou no Núcleo de Arte da redação. Fez especialização em cinema, em Portugal, onde teve mais contato com o audiovisual. Ao retornar para o Brasil, foi convidada pelo Diário de Pernambuco para “dar um freio de arrumação”, nas palavras da editora de redação da época, Vera Ogando, nos conteúdos produzidos para o Youtube

 

[1] Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. Defendeu dissertação intitulada “VÍDEOS DO IMPRESSO: FORMATOS E ROTINAS PRODUTIVAS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO E JORNAL DO COMMERCIO” disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/arquivos/gil-aciolly-dantas-jacinto-texto.pdf/view.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gil Aciolly Dantas JACINTO, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. Defendeu dissertação intitulada “VÍDEOS DO IMPRESSO: FORMATOS E ROTINAS PRODUTIVAS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO E JORNAL DO COMMERCIO” disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/arquivos/gil-aciolly-dantas-jacinto-texto.pdf/view.

Paula de Souza PAES, UFPB

Professora Visitante na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A entrevista integra este volume da Revista Latino-americana de Jornalismo - Âncora como parte do Projeto de Pesquisa “Laboratório de Pesquisa Sobre História, Profissionalização, Práticas e Identidades do Jornalismo” que é coordenado pela professora visitante Paula de Souza Paes (UFPB). O projeto foi desenvolvido dentro do Grupo de pesquisa Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional.  

Downloads

Publicado

2020-09-16