AS EXPERIMENTAÇÕES AUDIOVISUAIS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Entrevista com Marcionila TEIXEIRA - repórter do Diário de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n2.55276Resumo
Entrevista concedida a Gil Aciolly Dantas JACINTO[1], mestre em Jornalismo pela UFPB, pela repórter do Diário de Pernambuco, Marcionila Teixeira, na sede no jornal em Recife. A entrevista integra este volume da Revista Latino-americana de Jornalismo - Âncora como parte do Projeto de Pesquisa “Laboratório de Pesquisa Sobre História, Profissionalização, Práticas e Identidades do Jornalismo” que é coordenado pela professora visitante Paula de Souza Paes (UFPB). O projeto foi desenvolvido dentro do Grupo de pesquisa Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional. O objetivo é produzir conhecimento direcionado sobre as transformações das identidades do jornalista e das suas rotinas, criando uma base de dados sobre o jornalismo da região Nordeste. Disponibiliza-se aqui um material de pesquisa que pode ser explorado por pesquisadores interessados nos novos desafios que atravessam a prática jornalística, às estratégias plurais do emprego do audiovisual nas redes digitais e às iniciativas que buscam monetizar essas estratégias. Marcionila Teixeira é formada em jornalismo, a profissional atua no Diário de Pernambuco desde 1996, quando ingressou na editoria de Polícia. Atualmente, trabalha cobrindo temas relacionados a área de direitos humanos. O setor, como ela mesma se refere, surgiu naturalmente “Costumo dizer que a gente foi quem lançou essa editoria. Não é bem uma editoria, mas um setor de Direitos Humanos. Porque existe educação, saúde, transporte, mobilidade, mas não existia um setor de direitos humanos. Pouco a pouco fui assumindo essa história sem ninguém dizer “ah, você vai assumir direitos humanos. Direitos humanos é Marcionilia. Apesar de Direitos Humanos perpassar por todas essas áreas. Daí fui assumindo. Os outros jornais não têm setorista de Direitos Humanos e eu acabei me tornando setorista da área”.
[1] Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. Defendeu dissertação intitulada “VÍDEOS DO IMPRESSO: FORMATOS E ROTINAS PRODUTIVAS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO E JORNAL DO COMMERCIO” disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/arquivos/gil-aciolly-dantas-jacinto-texto.pdf/view
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.