A MIDIATIZAÇÃO DO COTIDIANO EM UMA TELEVISÃO LOCAL: reflexão acerca da programação do canal 4, de Currais Novos/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.58605

Resumo

Nos anos 1990, a cidade de Currais Novos/RN, localizada no sertão nordestino brasileiro, foi a pioneira na oferta de televisão a cabo na região, através do canal 4. Este artigo tem como objetivo compreender de que forma se dá a midiatização do cotidiano atualmente na ambiência a partir da programação do canal. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante e as entrevistas em profundidade. Embasamo-nos teoricamente nos conceitos de midiatização e cotidiano e refletimos também sobre aspectos da mídia local. Ao final, identificamos que o fluxo informacional da cidade naturalmente perpassa o conteúdo televisivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maríllia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e ao Programa de Comunicación Estratégica, Publicidad y Relaciones Públicas da Universitat Autònoma de Barcelona - UAB. Mestre em Estudos da Mídia (UFRN, 2017), especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Universidade Potiguar, 2013) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFRN, 2012). Membro dos grupos de pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia (UFRN) e ao MIGRACOM - Observatorio y Grupo de Investigación en Migración y Comunicación (UAB). Tem experiência nas áreas de Mídias Digitais e Assessoria de Comunicação.

Juciano Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado II do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente e membro do Núcleo Docente Estruturante do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) como bolsista da Capes/Programa de Estágio Sênior no Exterior/ Processo nº 88881.120875/2016-01 (2017-18). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN). É coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN). É pesquisador do projeto de inovação Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Coordenou na UFRN o PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - 2014-17). Coordenou o GT Comunicação e Cidadania da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, para o exercício 2017-2018. Coordenou na UFRN a pesquisa Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha (Programa CAPES/DGPU, nº 40/2014/Modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa - Unisinos/UAB-Espanha/UFRGS/UFRN - 2014-16). Foi organizador do X SEMINÁRIO INTERNACIONAL METODOLOGIAS TRANSFORMADORAS DA REDE AMLAT E V SEMINÁRIO DISCENTE DA REDE AMLAT (2016). É Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva - LAPECCOS/UFRN (http://lapeccos.wordpress.com/). É membro fundador do INPECC - Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária, integrado pelo LECC/UFRJ, LAPECCOS/UFRN e LACCOPS/UFF. É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN). 

Maria Érica Lima , Universidade Federal do Ceará

Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) PUC-Campinas, mestrado em Comunicação, área de concentração: Teorias e Ensino da Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutorado em Comunicação Social, área: Processos Comunicacionais, (Umesp) com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto (2004-2005), como bolseira do Programa AlBan. Visiting Scholar and Visiting Researcher The University of Texas at Austin, pelo Teresa Lozano Long Institute Latin America Studies (2012.1). Atuação como pesquisadora em Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Indústrias e Estudos Culturais, Mídia local e regional, Folkcomunicação, Estratégias políticas e econômicas de grupos midiáticos, História e práticas do Jornalismo. Professora Associada II do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). Conselheira da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Coordenadora da Divisão Temática Assibercom (2017-2019) (DTI) 13 - Folkcomunicação do XVI Congresso Ibercom 2019 Bogotá (Colômbia). Ex-Coordenadora do GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade da Intercom (2018-2020). Ex-Editora (2018-2020) da Revista Passagens do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) UFC. Editora convidada para dossiês das Revistas E-Legis (Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados) e Revista Lusófona de Estudos Culturais do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) (2019). Investigadora Colaborado do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória - Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme