NARRATIVAS JORNALÍSTICAS E INSURGÊNCIAS SECUNDARISTAS: o aparecer de demandas dissensuais em disputa

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.58681

Resumo

O artigo busca revelar como narrativas jornalísticas desempenham um papel central no desenho de quadros de visibilidade e legibilidade para as ações políticas de jovens secundaristas de São Paulo em 2015. Elas não só operam normatividades por meio da proposição de enquadramentos, mas também compõem cenas polêmicas e intervalos dissensuais nas disputas de sentido. O percurso metodológico é composto por 30 matérias jornalísticas de diferentes veículos acerca da ocupação da Escola Estadual Fernão Dias (SP), que configuradas em uma rede de elementos, promovem uma operação narrativa que redefine o aparecimento político de jovens insurgentes. Revelamos como a composição dessa rede pode permitir a elaboração de um trabalho de resistência que Rancière (2019) define como “desmontagem do olhar”.

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Biografia do Autor

Francine Altheman, ESPM

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e professora do curso de jornalismo da ESPM.

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação pela UFMG. Pós-doutora em Comunicação pela Université Stendhal, Grenoble 3. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

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Publicado

2021-08-20

Edição

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