A HISTÓRIA DE UM ‘CRIMINOSO’: a narrativa de (des)construção de Marcão nas páginas dos jornais de Ponta Grossa
THE STORY OF A 'CRIMINAL': the narrative of Marcão's (un)construction in the pages of Ponta Grossa newspapers
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n1.60588Resumo
Este artigo discute a (des)construção de um personagem nas páginas policiais dos jornais de Ponta Grossa, cidade no interior do Paraná, no final dos anos 1990. Marcos Antônio de Oliveira, 21 anos, foi o personagem de reportagens dos três jornais que circulavam na cidade em novembro de 1998. A odisseia teve diversos capítulos, como assaltos cinematográficos e fugas, repercutidos em manchetes, reportagens com destaque e recursos de humanização, que contaram os feitos do jovem negro, pobre e morador da periferia, até a morte. O estudo debate como a narrativa jornalística construiu um personagem contraditório e que conquistou espaço de destaque nos jornais.
Palavras-chave
Morte; Valor-notícia; Acontecimento; Jornalismo; Fait Divers.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.