A PESSOA COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA: uma abordagem do jornalismo inclusivo

THE PERSON WITH DISABILITY DURING THE PANDEMIC: an approach from inclusive journalism

Autores

  • Cilene Victor Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.
  • Renata Juliotti Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n2.60608

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar em que medida a prática jornalística inclusiva pode promover uma cobertura que possibilite a visibilidade da pessoa com deficiência durante a pandemia e, consequentemente, produzir efeitos significativos de representatividade nos discursos de governo. O referencial teórico contempla os estudos no campo da luta por reconhecimento, incluindo o papel da mídia na luta por reconhecimento de grupos minoritários, e do jornalismo inclusivo. Como metodologia, recorreu-se à análise qualitativa de seis coletivas de imprensa e na grande mídia, representada pelos veículos Folha de S.Paulo, Portal G1, O Estado de S. Paulo e Agência Brasil, com o uso da expressão “pessoa com deficiência. A análise compreendeu o período de 11 de março, data em que foi decretada pandemia no país, a 20 de agosto de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene Victor, Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.

Líder do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme