DESASTRE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: a cobertura da imprensa paraense sobre o “Caso Hydro”
ENVIRONMENTAL DISASTER IN THE AMAZON: press coverage in Pará about the “Hydro Case”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n1.60823Resumo
O presente trabalho analisa a cobertura jornalística realizada pelos jornais O Liberal e Diário do Pará, ambos paraenses, sobre o acidente ambiental ocorrido em Barcarena-PA, em fevereiro/2018, envolvendo a empresa norueguesa Hydro/Alunorte. O foco principal é perceber como a perspectiva da ciência ganhou espaço e impactou a cobertura do caso. Para isso, a metodologia usada foi a análise qualitativa de conteúdo, descrita por Sousa (2006). Dentre os achados, constatou-se que o ponto de vista científico impactou a cobertura do caso, influenciando na conduta da imprensa, que passou a se referir ao ocorrido como crime ambiental.
Palavras-chave
Análise de conteúdo; Cobertura jornalística; Ciência; Barcarena; Crime ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.