LIBERDADE DE OPINIÃO E DESINFORMAÇÃO: um dilema do jornalismo brasileiro que lucra com fake News

Autores

  • Aderlon dos Santos Geronimo Universidade Federal da Paraíba
  • Aurora Cuevas Cerveró Universidade Complutense de Madrid https://orcid.org/0000-0002-0928-0403
  • Bernardina Maria Juvenal Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Henry Poncio Cruz de OLIVEIRA Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n2.64167

Resumo

Este artigo objetiva identificar informações falsas veiculadas no quadro Liberdade de Opinião apresentado à época pelo jornalista Alexandre Garcia (2020 a 2021) na CNN Brasil. Analisou-se os programas publicados na rede social YouTube, com recorte informacional voltado para a pandemia da Covid-19. Nesse aspecto, observa-se se a memória institucional da CNN pode ser comprometida pela desinformação. Adotou-se como perspectiva metodológica a pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa. Colocou-se o termo Liberdade de Opinião no campo de buscas do site da CNN Brasil e encontrou-se 615 vídeos. Optou-se por um sorteio aleatório de 3 vídeos para análise. Os resultados apontam que apesar das fake news anunciadas no programa contribuírem para uma memória negativa perante a opinião pública, a propagação do conteúdo e o número de visualizações, contraditoriamente, faz com que a empresa lucre com a desinformação.

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Biografia do Autor

Aderlon dos Santos Geronimo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Jornalista e Mestre em Práticas e Produtos Jornalísticos pela mesma instituição. Atualmente pesquisar temáticas relacionadas as fake news, desinformação e tecnologias no campo da CI.

Aurora Cuevas Cerveró, Universidade Complutense de Madrid

Es profesora titular en el Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid (UCM). Doctora en Documentación con premio extraordinario por la Universidad Carlos III de Madrid y Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense. Directora del Grupo de investigación UCM “Información, Biblioteca y Sociedad”. Ha centrado su actividad docente, investigadora y de innovación y sus publicaciones en los aspectos sociales de la información y las bibliotecas. Ha dirigido numerosos proyectos nacionales e internacionales de investigación y de cooperación al desarrollo enfocados a la ciudadanía, inclusión social y digital así como numerosas tesis y Trabajos Fin de Máster sobre educación, competencias, igualdad, y ciudadanía.

Bernardina Maria Juvenal Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Henry Poncio Cruz de OLIVEIRA, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB

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Publicado

2023-02-16

Edição

Seção

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