Governança da internet, o papel do jornalismo e as mídias sociais: entre vigilância, controvérsias e resistências

Autores

  • Eliara Santana (Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)/Unicamp).
  • Silvia Garcia Nogueira Universidade Estadual da Paraíba
  • Paula de Souza Paes Universidade Federal da Paraíba (UFPB) https://orcid.org/0000-0001-9605-2005

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n1.67150

Resumo

A

Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA disponibiliza aos seus leitores o vol. 10, nº1, jan./jun. 2023, com o Dossiê Temático “Governança da internet, o papel do jornalismo e as mídias sociais: entre vigilância, controvérsias e resistências[1]”. Esta edição especial é composta por cinco artigos no escopo do campo do Jornalismo.Três deles compõem o dossiê, já que abordam temáticas urgentes sobre o papel das plataformas no jornalismo e no debate público, como a questão da interação entre jornalismo e seus leitores por meio das plataformas, da moderação de conteúdo, sobretudo dos discursos de ódio na internet e, por fim, da própria concepção da credibilidade jornalística pela sociedade, que passa por uma discussão sobre o conceito de objetividade.

 

[1]Esta chamada conta com o apoio da FAPESQ, Termo de Outorga nº 3294/2021, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Edital nº 006/2020 PDCTR-PB (MCTIC/CNPq/FAPESQ-PB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliara Santana, (Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)/Unicamp).

Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa, na linha de Análise do Discurso, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É jornalista pela PUC Minas e também graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é pesquisadora associada do Centro de Lógica Epistemologia e História da ciência (CLA) da Unicamp até maio de 2024. Integra o Observatório das Eleições e da Democracia (INCT/IDDC), é pesquisadora do grupo Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital (CLE/Unicamp) e do grupo Mídia, Opinião Pública e Relações Internacionais (MOPRI/UEPB). Foi pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Linguísticos (IEL/UNICAMP), entre março de 2022 a março de 2023. 

Silvia Garcia Nogueira , Universidade Estadual da Paraíba

Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais/MOPRI e Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança/CEAPPG/ UEPB).

Realizou Estágios Pós-Doutorais na Universidade de Aveiro/Portugal (2022), na Universidade Federal Fluminense/Brasil (2022) e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/Portugal (2017-2018), Doutorado em Antropologia (2005) e Mestrado em Antropologia Social (1998) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). É professora efetiva de Relações Internacionais (graduação e pós-graduação) da Universidade Estadual da Paraíba e foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba (2019-2021). 

Paula de Souza Paes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora e mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Grenoble-Alpes (França). 

Downloads

Publicado

2023-06-30