As finanças pessoais e jornalismo econômico: reflexões sobre a escassez da temática nas páginas do jornal Folha de S.Paulo

Autores

  • Eduardo Ritter Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67426

Resumo

Dados do Programme for International Student Assessment (PISA), (Pisa) apontam o Brasil como um dos países com maior índice de analfabetismo financeiro. Isso ajuda com que a cultura da dominação apontada por Weber (2009), perpetue-se. Nesse cenário, o jornalismo econômico poderia ser uma importante ferramenta para reverter esse quadro. Porém, a pesquisa apresenta dados no sentido antagônico: a edição impressa da Folha de S.Paulo dedica pouca atenção ao tema finanças pessoais nas suas editorias de economia, a saber: Mercado e FolhaInvest. Valendo-se da Análise de Conteúdo, foram identificados apenas 12 textos tratando de pautas relacionadas ao tema, nos 35 espaços disponíveis no mês de novembro de 2021, sendo que 5 deles são da mesma colunista Marcia Dessen, especialista no assunto. Os outros 7 são caracterizados como reportagens ou notícias em um universo de 30 edições analisadas. Como conclusões, ressalta-se que o jornalista, diferentemente do consultor financeiro ou investidor, deve atuar livre de interesses em conquistar novos clientes, permitindo-lhe trazer uma variedade de especialistas para popularizar as finanças pessoais nos veículos jornalísticos.

Palavras-chave: Finanças pessoais; Jornalismo econômico; Folha de S.Paulo; Pisa; Investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Professor adjunto do curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015) com estágio doutoral de um ano pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes na New York University (NYU) em Nova Iorque (Estados Unidos). Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição com bolsa Capes (2011). Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, 2006). Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL, 2022). Atuou como professor temporário nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, e Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e como professor-bolsista do curso de Especialização Mídias na Educação da UFPEL. Foi professor adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Tem experiência profissional em rádio, portal de notícias (foto, texto e audiovisual), jornal impresso, jornalismo literário e assessoria de comunicação, além da publicação de artigos que englobam diversos temas relacionados ao Jornalismo e à Comunicação Social. É autor dos livros A Tribo Jornalística de Erico Verissimo (Unijuí, 2016), Jornalismo Gonzo (Insular, 2018) e Dançando Valsa no Pagode (Insular, 2022). É coordenador do projeto de extensão "Jornalismo e finanças: produção do site Superávit Caseiro" e do projeto de pesquisa "Narrativas da diáspora: imaginação, identidade e imigração" e mantém uma coluna semanal sobre literatura no jornal Diário Popular.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme