Novas significações no ambiente jornalístico: o trabalho de fact-checking de agências brasileiras em meio à pandemia de covid-19
The fact-checking work of Brazilian agencies amid the covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n2.67922Resumo
O artigo está centrado no fenômeno da infodemia em meio ao enfrentamento da pandemia de covid-19, num tempo marcado pelo fenômeno da pós-verdade. O objetivo é entender a dimensão da desinformação sobre a pandemia no Brasil, mediante análise do trabalho de checagem das agências Aos Fatos, Lupa, AFP Checamos, Projeto Comprova e G1 Fato ou Fake. Além da pesquisa bibliográfica, também foi realizado um levantamento das checagens publicadas entre 01 de agosto e 31 de outubro de 2020. A partir da coleta, fez-se uma análise de conteúdo considerando categorias metodológicas. Concluiu-se que as agências fazem um trabalho pelo qual há demanda, que abrange diversos formatos narrativos e os selos de classificação consolidam as agências como território de informações verídicas. Entretanto, a imprecisão das definições de verdade e o número de selos aplicados são indicativos de melhorias. Ademais, o volume de desinformação circulante reforça a necessidade de novas iniciativas.
Palavras-chave: Jornalismo digital; Fact-checking; Checagem de fatos; Fake News; Pós-verdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.