O estado da crítica na formação profissional em Jornalismo na Região Sul
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2024v11n1.69918Palavras-chave:
Formação Profissional em Jornalismo, Crítica de Mídia, Matriz curricular no ensino de Jornalismo, Jornalismo CulturalResumo
O artigo apresenta um retrato das atividades (disciplinares ou complementares) do exercício da crítica de mídia em cursos de Jornalismo situados nos três estados da Região Sul do Brasil. O estudo verificou e mapeou a existência de atividades integrantes do currículo de formação profissional em Jornalismo das instituições de ensino superior (IES) da Região, tanto públicas quanto particulares. A metodologia de estudos da pesquisa se baseia na compreensão do conceito de crítica de mídia, seguido pela verificação das condições de oferta da disciplina teórica e laboratorial durante a formação acadêmica dos jornalistas na contemporaneidade. Após a coleta de dados, constatou-se que, apesar da relevância da arte crítica na produção e edição jornalística, são poucas as instituições em que a disciplina integra a grade curricular.
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