Do caos ao sonoro: o Movimento Manguebeat e a pesquisa jornalística na podosfera brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2024v11n1.70472Palavras-chave:
Podcast Narrativo e Imersivo, Mídias Sonoras, Manguebeat, Fontes Jornalísticas, PernambucoResumo
A proposta deste artigo é apresentar o Movimento Manguebeat, mostrando a sua relação intermidiática com outras artes, por meio do estudo para a elaboração de um podcast narrativo e imersivo. Como aporte teórico, utilizamos os conceitos de rádio expandido (Kischinhevsky, 2016), podcast narrativo (Bonini,2015; Viana, 2020; Chagas, 2021) e intermidialidade (Cluver, 2012; Rajewsky, 2012). Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica com a seleção de fontes jornalísticas (Kischinhevsky e Chagas, 2017), entrevistas (Campiolo, 2010) e análise de conteúdo (Bardin, 2008). Concluiu-se que esta investigação atingiu o seu objetivo ao apresentar o Manguebeat através de uma mídia acessível e democrática à sociedade.
Downloads
Referências
ASSIS, Pablo de. O feed e a fidelização do podouvinte. In: LUIZ, Lucio (Org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, Marsupial Editora, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA. Pesquisadores da Alcar referendam 1919 como início da radiodifusão no Brasil: Rádio Club de Pernambuco é considerada a pioneira. Alcar. Disponível em: https://plone.ufrgs.br/alcar/jornal-alcar/jornal-alcar-no-73-julho-2020/editorial. Acesso em: 07 dez. 2022.
BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006.
BONINI, T. The «Second Age» of Podcasting: reframing Podcasting as a New Digital Mass Medium. Quaderns del CAC, 41(18), 2015.
CAMPIOLO, Francinelli Cristina. Perfil jornalístico e o resgate das singularidades: um olhar às pessoas comuns. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/ 2010/resumos/R5-1166-1.pdf >. Acesso em: 27 de mar. de 2023.
CALÁBRIA, L. Chico Science & Nação Zumbi – Da lama ao caos (O livro do disco). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Cabogó, 2019.
CARVALHO, Paula Marques de. Podcast: Novas possibilidades sonoras na Internet. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Católica de Pernambuco, 2 a 6 de setembro de 2011.
CUNHA, Mágda. Os estudos de rádio e a relação com o ecossistema de mídia: história, consolidação e expansão. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 02, p.30-46, maio/ago. 2021.
CHAGAS, Luãn José Vaz; VIANA, Luana. Categorização de Podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais a partir de um panorama histórico. Trabalho apresentado no GT de História da Mídia Sonora, integrante de XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021.
CLÜVER, C. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 8-23, 16 jan. 2012.
FERRARETTO, Luiz. Possibilidades de convergência tecnológica: pistas para a compreensão do rádio e das formas do seu uso no século 21. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO. 30º Congresso Brasileiro de Comunicação. Santos, 1º set. 2007.
FONSECA, Nara Aragão. Da lama ao cinema: interfaces entre o cinema e a cena mangue em Pernambuco. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KAPLÚN, Mario. Produção de programas de rádio: do roteiro à direção. Tradução Eduardo Meditsch e Juliana Gobbi Betti. Florianópolis: Insular, 2017.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, v. 1. 152p. 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Associación Española de Investigación de la Comunicación, Santiago de Compostela, v. 5, n 10, p. 74-81, 2018.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; CHAGAS, Luãn. Diversidade não é igual a pluralidade - Proposta de categorização das fontes no radiojornalismo. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, v. 1, n. 36, , dez. 2017.
LEÃO, Ana Carolina Carneiro. A nova velha cena: a ascensão da vanguarda Mangue Beat no campo da cultura recifense. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008.
LOPES, Leo. Podcast: o guia básico. Rio de Janeiro: Marsupial Editora Ltda, 2015.
LOPEZ, D. C. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: UBI/LabCom Books, 2010.
LOPEZ, D; MARITA, Mateus. Participação da audiência no rádio expandido: reestruturação dos processos ou apropriação instrumental de ferramentas? Razon y Palabra, Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Equador, 2019.
MEDEIROS, Macello Santos de. Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006.
MÜLLER, J. E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. Tradução de Anna Stegh Camati e Brunilda Reichmann. In : DINIZ e VIEIRA (org.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea 2, Belo Horizonte, Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.
MURTA, Cintia Maria Gomes. Podcast: conversação em rede. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, 4 a 7 de setembro de 2016.
PRADO, Magaly. Produção de rádio: um manual prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
RAJEWSKY, Irina. “A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade”. In: DINIZ, T.F.N.; VIEIRA, A.S. (orgs.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, p. 51-74, 2012.
RETROSPECTIVA 2021: Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV. Tecnoblog, 2021. Disponível em: Retrospectiva 2021: 147 Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV | Portal FGV. 17 de outubro de 2022.
SANTOS, D. N.; NOGUEIRA, A. M. C. “Chico me empresta a tua ciência: a intermidialidade no filme Febre do Rato de Cláudio Assis. Trabalho apresentado no IJ04 - Comunicação Audiovisual, da Intercom Júnior – XVI Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, evento componente do 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador, de 01 a 10 de dezembro de 2020.
TELES, J. Da Lama ao Caos: quem som é esse que vem de Pernambuco? (Coleção Discos da música brasileira). São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.
VIANA, S. Luana. Jornalismo narrativo em podcasting : Imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Luana Viana e Silva. -- 2022. 282 p. : il.
ZEROQUATRO, Fred. Primeiro Manifesto Mangue – Caranguejos com Cérebro (1992). Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/chicoscience/textos_manifesto1.html. Acesso em 27 out. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.