A reconfiguração das práticas sociais na televisão. Reflexões sobre o telejornalismo regional contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2024v11n1.70712

Palavras-chave:

Televisão regional, Telejornalismo, Práticas sociais, Audiências ativas, TV Social

Resumo

Este trabalho buscou refletir sobre o telejornalismo regional, a partir da identificação e discussão teórica das novas práticas sociais da televisão brasileira e o comportamento das audiências na contemporaneidade. Para isso, realizou uma pesquisa bibliográfica e análises sobre a temática central, recorrendo às contribuições de autores como Becker (2016), Cajazeira (2015), Alves (2022), Shirky (2011), Mesquita (2014), entre outros. Este estudo se justifica pela necessidade de compreender fenômenos midiáticos que têm impactos em nossa sociedade e contribuir com as discussões sobre a reconfiguração do ecossistema televisivo. Com isso, foi possível compreender as mudanças ocorridas nos últimos anos e tentar projetar os caminhos que a TV poderá seguir daqui para frente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Sales Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ALMEIDA, Melissa Ribeiro de. O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno do The Voice Brasil e do MasterChef Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15693?locale-attribute=es Acesso em: 1º jul. 2024.

ALVES, Kellyanne Carvalho. Fontes ativas: colaboração das audiências ativas nos telejornais do Brasil e Espanha. São Paulo: Mentes Abertas, 2022.

BECKER, Beatriz. Televisão e telejornalismo: transições. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

BRESSAN JUNIOR, Mario Abel. Memória teleafetiva. Florianópolis: Insular, 2019.

CÁDIMA, Francisco Rui. A televisão, o digital e a cultura participativa. Lisboa: Media XXI / Formalpress, 2011.

CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. A Audiência Convergida do Telejornal nas Redes Sociais. Covilhã, UBI, LabCom, Livros LabCom, 2015. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/132. Acesso em: 1º jul. 2024.

CANAVILHAS, João; TORRES, Vitor; LUNA, Diógenes. Da audiência presumida à audiência real: influência das métricas nas decisões editoriais dos jornais online. Mediapolis, Coimbra: Impactum Coimbra University Press, n. 2, 2016, p. 135-149. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/2183-6019_2_10 Acesso em: 1º jul. 2024.

CAVALCANTI, Gêsa Karla Maia. Tendências para a TV Social como estratégia produtiva. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 18, 2016, Caruaru, PE. Anais eletrônicos [...]. Caruaru, PE, 7-9 jun. 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0313-1.pdf. Acesso em: 1º jul. 2024.

CERQUEIRA, Laerte; GOMES, Elane. Telejornalismo remoto: O que pode se incorporar à rotina das redações e dos profissionais pós-pandemia?. In: EMERIM, Cárlida; COUTINHO, Iluska. A (re)invenção do Telejornalismo em tempos de pandemia. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2020.

CRUZ, Renato. TV Digital no Brasil: Tecnologia versus política. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

EVANGELIA, Mantzari. The Implementation of Social Interactive Television. Disponível em: http://uxtv2008.org/program/social-tv-workshop-papers/evangelia.pdf Acesso em: 1º jul. 2024.

FECHINE, Yvana. Elogio à programação: repensando a televisão que não desapareceu. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O Fim da Televisão. Tradução de Diego Andres Salcedo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014, pp. 114-131.

FINGER, Cristiane; SOUZA, Fábio Canatta de. Uma nova forma de ver TV no sofá ou em qualquer lugar. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 19, n. 2, pp. 373-389, maio/agosto 2012. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9756/2/Uma_nova_forma_de_ver_TV_no_sofa_ou_em_qualquer_lugar.pdf Acesso em: 1º jul. 2024.

HARBOE, Gunnar. In search of social television. In: PABLO, Cesar; DAVID, Geerts; KONSTANTINOS, Chorianopoulos. Social interactive television: immersive experiences and perspectives. Hershey: New York, 2009.

MACHADO, Arlindo; VÉLEZ, Marta Lúcia. Fim da televisão?. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O Fim da Televisão. Tradução de Diego Andres Salcedo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014, pp. 54-76.

MARINELLI, Alberto; ANDÒ, Romana. Multiscreening and Social TV: the changing landscape of TV consumption in Italy. View, vol.3, n.6, 2014, p.24-36. Disponível em: https://mediarep.org/handle/doc/15069 Acesso em: 1º jul. 2024.

MESQUITA, Giovana Borges. Intervenho, logo existo: a audiência potente e as novas relações no jornalismo. Tese (Doutorado em Comunicação) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13152 Acesso em: 1 jul. 2024.

OROZCO, Guilhermo. Televisão: causa e efeito de si mesma. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O Fim da Televisão. Tradução de Diego Andres Salcedo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014, pp. 96-113.

PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Vizeu; ROCHA, Heitor Costa Lima da; SIQUEIRA, Fabiana Cardoso de. Telejornalismo: lugar de referência, mediadores públicos e espaços públicos. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 8, 2010, São Luís. Anais...São Luís: SBPjor, 2010, p. 1-13.

PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley&Sons, 2012.

SAAD CORRÊA, Elizabeth; LIMA, Marcelo Coutinho. Modus operandi digital: reflexões sobre o impacto das mídias sociais nas empresas informativas. E-Compós, 2009. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/modus-operandi-digital-reflexoes-sobre-o-impacto-das-midias-sociais-nas-empresas Acesso em: 1º jul. 2024.

SALAVERRÍA ALLIAGA, Ramón. Los medios de comunicación ante la convergencia digital. In: Actas del I Congresso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0 (CD-Rom), Bilbao, 2009, P. 11-13. Disponível em: https://dadun.unav.edu/bitstream/10171/5099/1/Ramon_Salaverria.pdf Acesso em: 1º jul. 2024.

SILVA, Michele Maria da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prima, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-109, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45 Acesso em: 5 jul. 2024.

SCOLARI, Carlos A. This is end: As intermináveis discussões sobre o fim da televisão. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O Fim da Televisão. Tradução de Diego Andres Salcedo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014, pp. 34-53.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SIQUEIRA, Fabiana. Fora das ruas e das redações: A nova rotina produtiva dos repórteres de TV em casa. In: EMERIM, Cárlida; COUTINHO, Iluska. A (re)invenção do Telejornalismo em tempos de pandemia. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2020.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme