Experiência, emoções e narrativa sonora no podcast Medo e Delírio em Brasília
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2024v11n1.70755Palavras-chave:
Podcast, experiência, paisagem sonora, Medo e Delírio em Brasília, emoções, jornalismoResumo
O presente artigo pretende analisar as estratégias de composição acústica do podcast Medo e Delírio em Brasília. Para isso, desenvolvemos uma análise multimétodo, que conta com estudo exploratório e análise descritiva que pensa elementos da paisagem sonora. Com esta abordagem metodológica e ancorados no escopo teórico da experiência sonora e da paisagem sonora, buscamos compreender os movimentos acústicos, especialmente no que diz respeito aos deslocamentos temporais e à potencialização das emoções na construção de uma experiência de escuta compartilhada, composta também a partir da incorporação de elementos sonoros do humor político.
Downloads
Referências
ARNHEIM, Rudolf. O Diferencial da Cegueira: estar além dos limites dos corpos. In: MEDITSCH, Eduardo. (org.). Teorias do Rádio Vol. I. Florianópolis: Insular, 2005. P. 61-98.
BRAGA, José Luiz. Experiência estética e mediatização. In: LEAL, Bruno Souza; GUIMARÃES, César; MENDONÇA, Carlos (orgs.). Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. P. 73-87.
DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade. 2020, v. 45, n. 4.
GIL, Antonio Carlos Gil. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
KOCHHANN, Roscéli; FREIRE, Marcelo; LOPEZ, Debora. Convergência tecnológica, dispositivos multiplataforma e rádio: uma abordagem histórico-descritiva. In: KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair. Mídia sonora em 4 Dimensões. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011.
LOPEZ, Debora Cristina; VIANA, Luana; ALVES, Ticiane; FERREIRA, Lais Stefani; SANTOS, Priscila. Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio. Ação Midiática, Curitiba, n. 10, p. 183-198, jul./dez. 2015.
MEDITSCH, Eduardo. Rudolf Arnheim e o potencial expressivo do rádio. In: MEDITSCH, Eduardo. (org.). Teorias do Rádio Vol. I. Florianópolis: Insular, 2005. P. 99-112.
MELLO VIANNA, Graziela. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 227-240, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115683.
PESSOA, Sônia Caldas. O Empoderamento sutil do ouvinte no radiojornalismo: os desafios de uma cultura além da escuta. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Debora; KISCHINHEVSKY. Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos de Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. SÃO PAULO: INTERCOM, 2016. P.358-369
QUADROS, Claudia Irene; BESPALHOK, Flavia; BIANCHI, Graziela; KASEKER, Monica. Perfis de ouvintes: perspectivas e desafios no panorama radiofônico. MATRIZES, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 189-209, 2017.
RITTER, Eduardo. Jornalismo Gonzo Incubado no Brasil: Hunter S Thompson Experimentando o Estilo como Correspondente Internacional nos anos 1960. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 15, 2019.
SCHAFER, Muray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora/ R.Murray Schafer; tradução Marisa Trench Fonterrada – São Paulo: Editora UNESP, 2001.
TRIVINOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1987.
VALVERDE, Monclar. Comunicação e experiência estética. In: LEAL, Bruno Souza; GUIMARÃES, César; MENDONÇA, Carlos (orgs.). Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. P.57-71.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.