Foco e Escopo

A revista Archeion Online é um periódico eletrônico na área de Arquivologia, vinculada ao curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. De acordo com a avaliação da base de dados Qualis da CAPES, a revista está avaliada como B2. Publica artigos originais que estimulam o enriquecimento da área da arquivologia bem como de áreas afins. 

Histórico do periódico

A revista eletrônica do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), surgiu a partir da necessidade de divulgar a produção científica dos estudantes de Arquivologia. Após sua grande repercussão no universo acadêmico, a revista passou a atuar e publicizar trabalhos de pesquisadores independente do grau de instrução acadêmica. 

Atualmente a revista vem se destacando na publicação de temas relevantes e atuais. Sempre cumprindo com a missão de publicar semestralmente o seu número, primando por trabalhos inéditos e de conceituados pesquisadores, elevando o nível de sua qualificação pela CAPES.

O título da revista foi escolhido a partir de um concurso realizado pela Coordenação de Arquivologia da UFPB, tendo como ganhadores os estudantes François Braga de Azevedo Filho e João Paulo Silva de Souza. Segundo os estudantes , o título representa o termo Archeion, utilizado como definições iniciais do que significa Arquivo, e o termo atual Online, consolidando que o Arquivo acompanhou todas as transformações da Sociedade diante das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

“Archeion Online” é uma transposição da ideia de “Archeion” denominando o lugar onde se redige e conserva os documentos. Deriva de ARKHAIOS “o mais antigo”. Seu prefixo “arch” significa comando ou autoridade. Em latim, escreve “archivum” e no idoma portugês denomina-se arquivo.

Dessa forma, esta iniciativa do curso de graduação da UFPB, a partir do acesso livre desta revista eletrônica, visa contribuir com a guarda e disseminação dos artigos (documentos) científicos produzidos. Dessa forma, contribui com avanços na área de Arquivologia no cenário acadêmico brasileiro, aumentando o nível de conhecimento desta área, como também da Ciência da Informação.

AVALIAÇÃO CAPES

Qualis B2 (2020)

INDEXADORES

SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras http://www.sumarios.org/

LATINDEX http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=24621

DOAJ  https://doaj.org/

BRAPCI http://www.brapci.ufpr.br/brapci/

DIADORIM http://diadorim.ibict.br/password-login

PORTAL DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFPB https://periodicos.ufpb.br

 

Avaliação áreas diversas-CAPES 

Qualis C - Comunicação e Informação e

Qualis B3 - Administração pública e de empresas, Ciências Contábeis e de Turismo.

Qualis B4 - Psicologia

Quais B4 - Interdisciplinar

 

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

• Estrutura formal do trabalho
o Correção, clareza e coerência de linguagem
o Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações

• Estrutura conceitual do trabalho
o Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área
o Clareza e articulação dos conceitos e de ideais
o Atualização dos conceitos
o Originalidade

• Outros aspectos que julgar relevante

Periodicidade

Archeion Online é uma revista semestral, podendo ser publicada nos meses de junho e dezembro. 

Para as submissões de artigos pelo(s) autor(es) os prazos serão os seguintes:

Revista a ser publicada em junho: 15 de junho a 31 de junho.

Revista a ser publicada em dezembro: 15 de dezembro a 31 de dezembro.

Esses prazos podem ser alterados, considerando a demanda de trabalhos submetidos.

Política de Acesso Livre

A revista Archeion Online oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, não havendo qualquer taxa para submissão, publicação e acesso dos seus originais.

Acesso livre e gratuito

Para a submissão, publicação e acesso aos originais da revista Archeion Online, não há qualquer taxa a ser cobrada, sendo seus serviços disponibilizados gratuitamente.

Fontes de Apoio

  • DOAJ

Deveres dos revisores (pareceristas)

Confidencialidade: Os revisores devem manter todos os artigos recebidos em sigilo. O processo de revisão dos documentos é confidencial e deve ser tratado como tal.

Reconhecimento de Fontes: Os revisores devem apontar trabalhos relevantes já publicados que não tenham sido mencionados pelos autores. Os pareceristas devem também notificar os editores para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o artigo e qualquer outro trabalho publicado a respeito do qual tenham conhecimento

Padrões de Objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas de forma clara. Críticas pessoais feitas aos autores são inadequadas.

Conflitos de Interesse: Qualquer parecerista convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relações ou vínculos competitivos, colaborativos ou outros com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao artigo e ao trabalho nele descrito, deve notificar imediatamente os editores.

Prontidão: Qualquer parecerista convidado que se sinta pouco qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um artigo ou souber que não poderá realizar avaliação no prazo estabelecido, deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para que outro parecerista possa ser contatado.

 

Deveres dos Autores

Diretrizes para publicação: Os autores devem seguir as diretrizes de submissão do periódico.

Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que os trabalhos enviados são inteiramente originais, e, caso tenham usado o trabalho e/ou palavras de outros, que isto tenha sido adequadamente citado e referenciado. O plágio pode se dar de muitas formas: ao assumir a autoria dos trabalhos de outros, ao copiar ou parafrasear partes substanciais do texto de outro autor (sem atribuição), ou ao reivindicar resultados de pesquisas conduzidas por outros. O plágio em todas as suas formas constitui comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Submissões ou publicações múltiplas, duplicadas, redundantes ou concomitantes: Os autores devem certificar-se que o artigo não está sendo considerado para publicação em outro periódico. Submeter o mesmo artigo a mais de um periódico, livro ou anais de evento constitui um comportamento antiético de publicação.

Autoria do artigo: Todos os autores mencionados no artigo devem ter contribuído significativamente para a pesquisa, sendo que estes também devem ser capazes de assumir responsabilidade pública pelo conteúdo. O autor correspondente deve assegurar que todos os coautores estejam incluídos na lista de autores e garantir que todos os autores tenham lido e aprovado a versão final do manuscrito, e concordado com sua submissão para publicação.

Conflito de Interesse: Os autores devem notificar, com a maior brevidade possível, os editores de quaisquer conflitos de interesse que possam ser interpretados como influenciadores do artigo. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem financiamentos recebidos, tais como honorários, bolsas de estudos ou outros apoios financeiros, filiações, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias, e participações em patentes e acordos de licenciamento; bem como relações sem benefícios financeiros, tais como relações pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimento prévio ou crenças relacionadas ao assunto ou a materiais discutidos no texto. Todas as fontes de apoio financeiro para o trabalho devem ser divulgadas (incluindo o número do termo de concessão ou outro número de referência, se houver).

Erros Fundamentais em trabalhos publicados: Caso os autores venham a descobrir erros ou imprecisões significativas em seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar imediatamente os editores do periódico e cooperar com eles para corrigir o artigo com uma errata, ou para despublicar o artigo. Se os editores souberem, através de terceiros, que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativa, é obrigação do autor corrigir ou solicitar a despublicação imediata do artigo, ou fornecer aos editores do periódico evidências de que o artigo está correto.