Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1.A contribuição é a) original e inédita, e b) não está sendo simultaneamente submetida para avaliação e publicação a outra revista; caso esteja, deve-se justificar em "Comentários ao editor" a atual situação da submissão;

  • 2.O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, LibreOffice ou RTF.

  • 3.URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • 4.O arquivo de texto está:
    a) em espaço 1,5; fonte tamanho 12;
    b) emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
    c) emprega itálico em vez de negrito em todas as partes do texto, incluindo as referências;
    d) as figuras e tabelas estão inseridas no texto, quando for o caso;
    e) todos os títulos e subtítulos estão em fonte normal (não estão em caixa alta / Maiúsculas)

  • 5.O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • 6.Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: Seção Artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • 7.Todos os dados pessoais do Formulário de Cadastro no site da Revista, incluindo os dados de coautores, quando for o caso, tais como:
    a) afiliação institucional;
    b) titulação; c) endereço;
    d) e-mail; e
    e) biografia resumida, entre outros, estão completos.
  • 8.O autor oferece:
    a)um link para a confirmação das informações de CV (Curriculum) na Plataforma de Currículo LATES (dispensável para autores estrangeiros sem vínculo institucional ou com pesquisas financiadas no Brasil);
    b)um link de registro na Plataforma ORCID.
    O nome de autor usado na submissão deve ser o mesmo usado nos registros públicos dessas plataformas.

Diretrizes para Autores

Condições Para Submissão Dos Originais

1.Formatação

1.1.O manuscrito deve ter o formato .DOC, .RTF ou .ODT (Libreoffice), nunca .PDF, conter entre 15 e 25 laudas. Tamanho da página: A4, margens esquerda e superior de 3,0 cm, direita e inferior de 2,0 cm, espaçamento entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, 12 pt. As notas de rodapé, quando houver, devem ser formatadas automaticamente, tamanho 10 pt. Citações e notas, fonte tamanho 10 pt. Títulos e subtítulos devem ser negritados.
1.2.O manuscrito deve conter as seguintes partes: a)título, b)resumo, acompanhado de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chaves, e suas c)traduções para inglês, d)corpo do artigo e e)referências bibliográficas. Nota: os dados relativos às credenciais do autor devem ser enviados em arquivo separado, conforme instrução no item 2 abaixo.
1.3.O manuscrito deve ser ser original ou de revisão literária que atualize o estado da arte do tema, tratar de temática na área de Filosofia ou possuir vinculação com a área filosófica. Deve cumprir critérios gerais de qualidade e formatação, primando pela ética na publicação científica.

2.Procemdimentos Para Submissão

2.1.Para submeter um artigo, o autor precisa criar uma conta na revista (login e senha), cujo cadastro é permanente e servirá para futuras submissões, bem como acompanhamento de todo o processo de submissão do artigo.
2.2.No ato da submissão do artigo, o autor deve enviar a)uma cópia do artigo sem identificação, para a avaliação cega (veja aqui como tornar um arquivo cego), e b)um arquivo com suas credenciais como documento suplementar, no Passo 4 da submissão.
2.3.Ao concluir o processo de submissão, o autor receberá automaticamente um e-mail de confirmação. Este email será o documento comprobatório de submissão, e servirá para os protocolos oficiais de comprovação para currículo.

3.Do Processo De Avaliação E Parecer

Os manuscritos serão avaliados pelo processo de avaliação cega dupla pelos pares (double blind peer review). Os avaliadores podem ser: a)membros do Conselho da Revista, e b)membros “ad hoc” escolhidos na Plataforma Lattes/CNPq pelo critério de a)titulação acadêmcia igual ou superior à do autor avaliado, e b)preferencialmente ligado a Programa de Pós-graduação com pesquisa na área. Revisões sugeridas de forma ou conteúdo devem ser providenciadas pelos autores no prazo estabelecido pela revista. O prazo desejado para avaliação dos textos, em média, é de 8 Semanas. Alternativamente, consulte o item sobre APCs neste link. Textos reprovados não podem ser submetidos novamente para avaliação.

4.Modelos Para Elaboração De Referências [Em acordo com NBR 6023/2002 - ABNT]

4.1.As referências devem constar em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.
4.2.Os títulos de periódicos deverão ser escritos por extenso, e nunca devem ser abreviados.
4.3.Exemplos:

Livro com 1 autor:
Modelo: SOBRENOME1, Nome1; Título da obra. Edição. Local: Editora, data. Volume ou total de páginas. (Série ou Coleção). Obs.: Documentos com até 3 autores, indicar os três separados por “;” (ponto-e-vírgula). Nunca utilizar "e", "and" ou "&";
Livro com +3 autores:
Quando um livro possuir mais de 3 autores, citar o primeiro, acompanhado da expressão et al.
Modelo: SOBRENOME1, Nome1 et al; Título da obra. Edição. Local: Editora, data. Volume ou total de páginas. (Série ou Coleção).
Capítulo de livro
Modelo: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME, Nome.Título da obra. Local: Editora, data. Páginas inicial-final do capítulo.
Dissertações e Teses
Modelo: SOBRENOME, Nome. Título da tese ou dissertação: subtítulo. Data de defesa. Total de páginas ou folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado em área de concentração)-Departamento ou Centro, Instituição, Local, data de publicação.
Tabalho apresentado em congressos, simpósios e similares
Modelo: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Título da evento, nº., data, Local de realização. Anais...ou Resumos... ou Proceedings... Local de publicação: Editora, data. páginas inicial-final do trabalho.
Trabalhos acadêmicos e apostilas
Modelo: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Departamento, data. Número de páginas. Trabalho de Conclusão de Curso ou Trabalho de Graduação ou Relatório de Estágio ou Apostila.
Publicações periódicas (revistas científicas em geral, jornais)
Modelo:SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume,número, páginas inicial-final do artigo, data.
Sites da Internet
Modelo: SOBRENOME, Nome ou AUTORIA INSTITUCIONAL ou entrada pelo TÍTULO (se não houver autoria). Título. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: data.

5.Notas E Citações

Devem seguir a NBR 10520/2002 - ABNT.
Exemplos: Sugerimos a consulta ao documento público BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002, São Carlos, 2010. Disponível publicamente neste link: http://www.bco.ufscar.br/servicos/arquivos/guia-de-padronizacao-de-citacoes

6.Prevenção Contra Plágio E Outros

Todos os originais apresentados são previamente submetidos a motores de verificação de plágio. Em casos de percentagem superior a 40% os autores são convidados a se manifestarem sobre. A veracidade de fontes, conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de responsabilidade dos autores.

 

Artigos

Os artigos submetidos para esta seção devem ser inéditos e serem, preferencialmente, resultados de pesquisas ou revisões acadêmicas relacionados aos projetos de pesquisa dos autores, estar relacionados com a área de abrangência da revista (Filosofia), ou de áreas interdisciplinares, ou ainda versarem sobre uma livre revisão do estado da arte de temas considerados relevantes a partir das áreas de pesquisas dos autores, em particular.

Submissão: ver chamadas especiais da revista.

Forma de apresentação: ver Diretrizes para Autores para instruções precisas.

Entrevistas

Seção destinada à publicação de entrevistas com pesquisadores de destaque na área acadêmica da revista, sobre temas de interesse para a comunidade filosófica que versem sobre questões da atualidade ou de pertinência histórica, ou considerados relevantes para a pesquisa filosófica em geral. Ela visa dar espaço a um debate profícuo e atualizado que, por vezes, são difíceis de serem sistematizados em forma de artigo ou ensaio.

Apresentação: As entrevistas devem conter um resumo em português e inglês, palavras-chave e keywords, além de uma apresentação do auto/temar da entrevista. O texto deverá conter a mesma formatação para artigos, descritos nas Diretrizes para autores.

Traduções

Seção destinada à tradução de textos inéditos na área acadêmica da revista, ou considerados relevantes para a pesquisa filosófica em geral. Ela visa dar um suporte à ausência de traduções sistemáticas de textos de uso corrente em outras línguas que, por motivos diversos, tardam em aparecer traduzidos para a língua portuguesa. As traduções devem estar sempre 1)acompanhadas de seus originais e de 2)uma autorização expressa, em PDF, do autor/editora detentor do copyright, quando for o caso. O texto deverá conter a mesma formatação para artigos, descritos nas Diretrizes para autores, Item 1.Formatação. Deve conter, no máximo, 30 páginas. Casos extras podem ser analisados. O texto será apreciado por um revisor do conselho editorial conhecedor da língua traduzida.

Forma de apresentação: Requer um resumo/comentário breve (de até 100 palavras e 3 palavras-chaves) e suas traduções para o inglês.

Resenhas

Tem por objetivo a apresentação crítica de obras relevantes na área de filosofia. A obra resenhada deve ter sido publicada há, no máximo, 5 anos, preferivelmente. Excessões serão consideradas, e podem ser justificadas pela revelância da obra. Deve apresentar, além de uma descrição regular da obra, mas não necessariamente, uma intenção crítica com as posições defendidas pelo autor da obra resenhada.

Forma de apresentação: O texto deve um rtítulo, um resumo/comentário breve (de até 100 palavras e de 3 a 5 palavras-chaves) e suas traduções para o inglês (título, resumo e palavras-chave).

Política de Privacidade

Declaramos que todos os dados coletados por esta revista são usados exclusivamente para os serviços por ela prestados, ficando indisponíveis para qualquer fim por terceiros.