Desempenho operacional e econômico do terraceamento de pequenas propriedades com arados de discos

  • Tiago Pereira da Silva Correia Universidade de Brasília
  • Vinicius Paludo FCA/UNESP
  • Paulo Roberto Arbex Silva FCA/UNESP
  • Saulo Fernando Gomes Souza FCA/UNESP
  • Patrícia Pereira Dias FCA/UNESP
  • Bruna Dionofre FCA/UNESP
  • Karen Pereira da Silva Carneiro FAV/UNB

Resumo

O terraceamento com arados de discos ainda é prática comum em pequenas propriedades rurais, munidas de implementos e tratores de menor porte. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho operacional e econômico de diferentes modelos de arados de discos comumente usados na construção de terraços em pequenas propriedades rurais. O experimento foi realizado com arados de discos e tratores em três pequenas propriedades rurais nos municípios de Botucatu-SP e Avaré-SP. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) com quatro repetições, sendo os tratamentos: arado fixo de três discos (AF3D), arado fixo de dois discos (AF2D), arado reversível de três discos (AR3D), e arado reversível de dois discos (AR2D). Os terraços foram construídos com base estreita em áreas com declive entre 13 e 16% e utilizadas como pastagem. As variáveis avaliadas foram: eficiência operacional (Ef), capacidade de campo efetiva (Cce), consumo horário (Ch) e operacional de combustível (Cct), custo horário (CH) e operacional (COT) e eficiência econômica (EFec). Os resultados indicaram que arados reversíveis apresentam maior Ef e Cce, arado AF3D maior Ch e Cct, e economicamente o AR2D possibilita menores custos e maior EFec.

Biografia do Autor

Tiago Pereira da Silva Correia, Universidade de Brasília
Professor adjunto doutor da Universidade de Brasília, departamento Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, área de atuação em máquinas e mecanização agrícola.
Vinicius Paludo, FCA/UNESP
Doutorando da FCA/UNESP, Dpto de Engenharia Rural, área de máquinas e mecanização agrícola.
Paulo Roberto Arbex Silva, FCA/UNESP
Professor assistente doutor no Dpto de Engenharia Rural da FCA/UNESP, área de atuação em máquinas e mecanização agrícola.
Saulo Fernando Gomes Souza, FCA/UNESP
Doutorando da FCA/UNESP, Dpto de Engenharia Rural, área de máquinas e mecanização agrícola.
Patrícia Pereira Dias, FCA/UNESP
Doutoranda da FCA/UNESP, Dpto de Engenharia Rural, área de máquinas e mecanização agrícola.
Bruna Dionofre, FCA/UNESP
Graduanda da FCA/UNESP, Dpto de Engenharia Rural, área de máquinas e mecanização agrícola.
Karen Pereira da Silva Carneiro, FAV/UNB
Graduanda da FAV/UNB, departamento Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, área de atuação em máquinas e mecanização agrícola.
Publicado
2018-05-23
Seção
Agronomia