O MARKETING E A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PARA WEB NO CONTEXTO DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Fellipe Sá Brasileiro
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta uma colaboração de natureza multidisciplinar no campo da Ciência da Informação, protagonizada pelo Marketing e a Arquitetura da Informação para Web. Analisa a interface entre ambas as disciplinas no que tange à efetivação do processo de mediação da informação nas organizações no contexto do ciberespaço. Por meio de uma revisão da literatura, evidenciam-se os principais conceitos, características e objetivos inerentes a cada disciplina e, principalmente, as ações que possibilitam o uso da informação – disponibilizada na web – por diferentes grupos de usuários. Conclui-se que o Marketing e a Arquitetura da Informação para Web se configuram como disciplinas complementares no desenvolvimento das ações de mediação da informação, ambas caracterizadas pelo foco nos usuários, onde a primeira se volta para o planejamento e a gestão do processo, e a segunda para as habilidades e sistemas essenciais para a produção e organização da informação disponibilizada na web. Palavras-chave: Marketing. Arquitetura da Informação para Web. Mediação da informação. Usuários de informação. Multidisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Fellipe Sá Brasileiro

Mestrando em Ciência da Informação. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

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