AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS COM FOCO NO USUÁRIO: estudo de caso em uma biblioteca universitária

Autores

  • Suelen de Mendonça Soares Cóquero Universidade Federal Fluminense

Resumo

Descreve o estudo de caso realizado na Biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços oferecidos por esta biblioteca de acordo com o ponto de vista dos usuários tendo como finalidade a implementação de mudanças que propiciem uma maior satisfação com o uso dos mesmos. Utiliza o modelo Servqual como ferramenta para análise da qualidade esperada e percebida pelos usuários, utilizando-se de escalas para a indicação do grau de importância e de satisfação do usuário em relação aos itens sob avaliação. Apresenta os comentários dos usuários e as ações realizadas pela biblioteca em vista de melhorias e sugere medidas para melhor atendimento da mesma. Palavras-chave: Qualidade em serviços. Avaliação. Servqual. Biblioteca universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen de Mendonça Soares Cóquero, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecária da Biblioteca da Escola de Enfermagem, vinculada à Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense e Especialista em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação formada pela mesma universidade.

Referências

BAPTISTA, Ivani. Diagnóstico do nível de satisfação do cliente da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá com vistas à qualidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/poster014.doc>. Acesso 17 ago. 2012.

BELLUZO, Regina Célia Baptista; MACEDO, Neusa Dias de. A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 2, p. 124-132, maio/ago. 1993.

BIBLIOTECA da Escola de Enfermagem – UFF. Disponível em: <http://bibliotecadaescoladeenfermagem-uff.blogspot.com.br>. Acesso em: 29 jul. 2012.

BRITO, Gisele Ferreira de; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. A aplicação do modelo SERVQUAL para percepção da qualidade da biblioteca acadêmica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010. SNBU. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/handle/10760/15281#.T6Mef6uCnkM>. Acesso em: 03 ago. 2012.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 5. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.

CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2006.

DEMING, William Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.

FREITAS, André Luís Policani; BOLSANELLO, Franz Marx Carvalho; VIANA, Nathália Ribeiro Nunes Gomes. Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo Servqual. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 3, p. 88-102, set./dez. 2008.

FREITAS, André Luís Policani; MANHÃES, Nilo Roberto Corrêa; COZENDEY, Mannara Iack. Emprego do Servqual na avaliação da qualidade de serviços de tecnologia da informação: uma análise experimental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABEPRO, 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR530352_7613.pdf>. Acesso em: 26 set. 2012.

GOMES, Linda Carla Vidal Bulhosa; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Impacto da aplicação das tecnologias da informação e comunicação (tics) no funcionamento das bibliotecas universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 4., 2003, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2003. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO11.HTM>. Acesso em: 31 ago. 2012.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NITECKI, Danuta A.; HERNON, Peter. Measuring service quality at Yale’s University’s libraries. The Journal of Academic Librarianship, v. 26, n. 4, p. 259-273, July 2000.

PEREIRA, Edmeire C.; RUTINA, Raquel. Novas tecnologias de informação e gestão em tempos de globalização. Informação & Informação, Londrina, v. 6, n. 2, p. 109-120, jul./dez. 2001.

SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso et al. PAQ – Programa de avaliação da qualidade de produtos e serviços de informação: uma experiência no SIBi/USP. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 142-148, jan./abr. 2004.

SCAPECHI, Wanderson. Projetos educacionais em bibliotecas de instituições de ensino superior: relato de uma experiência. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais... Londrina, 2007. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/13265/1/PROJETOS_EDUCACIONAIS_EM_BIBLIOTECAS_DE_INSTITUI%C3%87%C3%95ES_DE_ENSINO.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2012.

SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da; RADOS, Gregório Jean Varvakis. Gestão de serviços em bibliotecas: melhoria com foco no cliente. ACB: Biblioteconomia, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 198-217, 2002.

VERGUEIRO, Waldomiro; CARVALHO, Telma de. Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 27-40, jan./jun. 2001.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA