Desenvolvimento de coleções no sistema de bibliotecas da UFES: comparativo entre os modelos teóricos de Evans e Baughman e proposta de adequação ao modelo de Evans

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

As Bibliotecas Universitárias (BUs) constituem unidades de informação, cujo objetivo principal é fornecer materiais informacionais aos diversificados atores que compõem o espaço universitário. No entanto, formar e desenvolver coleções nessas unidades de informação pode representar uma missão instigante e desafiadora. Isso porque, as coleções que formam os acervos das BUs não são estáticas, devendo estar em constante crescimento no intento de atender as propostas pedagógicas da universidade, viabilizando o trabalho de ensino, pesquisa e extensão. Considerando as complexidades existentes no processo de formação e desenvolvimento de coleções, este estudo objetiva comparar as atividades realizadas em prol da formação e desenvolvimento de coleções do SIB/UFES, de acordo com os modelos teóricos de Evans e Baughman, propondo alternativas de melhoria conforme a proposta dos modelos, com vistas a garantir a adequação das coleções às exigências e necessidades dos usuários da coleção. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, documental e diagnóstico, propõe-se uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento de coleções e sua relação com o SIB/UFES. Apresenta as características centrais dos modelos teóricos de Evans e Baughman. Compara as características desses modelos com a realidade do SIB/UFES. Por fim, os resultados confirmaram haver necessidade de adequação ao modelo holístico, consolidando uma gestão sistêmica, bem como a construção de uma política de desenvolvimento de coleções, objetivando fundamentar e nortear todas as ações em prol da constante adequação da coleção às necessidades demandadas pela comunidade universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Instrutor de cursos para formação continuada de servidores e professor do Departamento de Biblioteconomia na mesma universidade. Consultor em pesquisas científicas.

Referências

AMBONI, Narcisa de Fátima. O papel do líder na gestão das organizações. In: ______ (Org.). Gestão de bibliotecas universitárias: experiências e projetos da UFSC, Florianópolis: UFSC, 2013, p. 10-34.

ANDRADE, Diva; VERGUEIRO, Waldomiro. Aquisição de materiais de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

BAUGHMAN, James C. Toward a structural approach to collection development. College

& Research Libraries, v. 38, n. 3, p. 241, p. 242, 1979.

COUTINHO, Carlos Cesar Santana. A participação de usuários na gestão de coleções em bibliotecas universitárias: o caso da biblioteca central da UFES. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia). 2013, 85 f. Curso de Biblioteconomia - Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.

EDUVIRGES, Joelson Ramos. A importância do usuário no desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. [2014?]. Disponível em: < http://rabci.org/rabci/sites/default/files/ARTIGO%20DE%20USUARIOS-3_1.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

EVANS, Edward, G. Developing library collections, Littleton, Libraries Unlimited, 1979.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento e avaliação de coleções. Rio de Janeiro: Rabiskus, 1993.

LUBISCO, Nídia. Apêndice A. In: ______ (Org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 46-70.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n.2, p. 01-19, jan./jun., 2007.

NASCIMENTO, Aline Vieira do; SANTOS, Ana Cristina Gomes. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias: o caso dos repositórios institucionais. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17, Anais Eletrônicos, 16 a 21 set. 2012, Porto Alegre: Universidade Federal Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: < http://www.snbu2012.com.br/anais/index.php>. Acesso em: 15 abr. 2014.

PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo. Biblioteca universitária e usuário da informação. In: ______ (Org.). Procedimentos para busca e uso da informação: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996, p. 32-33.

PINHEIRO, Liliane Vieira. O modelo participativo no desenvolvimento de coleções. In: AMBONI, Narcisa de Fátima (Org.). Gestão de bibliotecas universitárias: experiências e projetos da UFSC, Florianópolis: UFSC, 2013.

SANTA ANNA, Jorge. Relatório final de Estágio Supervisionado em Biblioteconomia. Curso de Biblioteconomia – Departamento de Biblioteconomia. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, 2012, 25 f.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Sobre o SIB. 2014. Disponível em: <http://www.bc.ufes.br/>. Acesso em: 22 de abr. de 2014.

______ (Brasil). PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional, 2010-2014. Vitória: a Universidade, 2010. 69, [7] p.

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB, 1989.

______. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ci. Inf., Brasília, v. 22, n. 11, p. 13-21. jan./abr. 1993. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewFile/1208/849>. Acesso em: 15 abr. 2014.

______. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.

WEITZEL, Simone Rocha. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61-67, jan./jun. 2002. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/414/227>.

Acesso em: 20 jan. 2011.

______. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas

universitárias. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA