Desenvolvimento de coleções no sistema de bibliotecas da UFES: comparativo entre os modelos teóricos de Evans e Baughman e proposta de adequação ao modelo de Evans

Autores/as

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumen

As Bibliotecas Universitárias (BUs) constituem unidades de informação, cujo objetivo principal é fornecer materiais informacionais aos diversificados atores que compõem o espaço universitário. No entanto, formar e desenvolver coleções nessas unidades de informação pode representar uma missão instigante e desafiadora. Isso porque, as coleções que formam os acervos das BUs não são estáticas, devendo estar em constante crescimento no intento de atender as propostas pedagógicas da universidade, viabilizando o trabalho de ensino, pesquisa e extensão. Considerando as complexidades existentes no processo de formação e desenvolvimento de coleções, este estudo objetiva comparar as atividades realizadas em prol da formação e desenvolvimento de coleções do SIB/UFES, de acordo com os modelos teóricos de Evans e Baughman, propondo alternativas de melhoria conforme a proposta dos modelos, com vistas a garantir a adequação das coleções às exigências e necessidades dos usuários da coleção. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, documental e diagnóstico, propõe-se uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento de coleções e sua relação com o SIB/UFES. Apresenta as características centrais dos modelos teóricos de Evans e Baughman. Compara as características desses modelos com a realidade do SIB/UFES. Por fim, os resultados confirmaram haver necessidade de adequação ao modelo holístico, consolidando uma gestão sistêmica, bem como a construção de uma política de desenvolvimento de coleções, objetivando fundamentar e nortear todas as ações em prol da constante adequação da coleção às necessidades demandadas pela comunidade universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Instrutor de cursos para formação continuada de servidores e professor do Departamento de Biblioteconomia na mesma universidade. Consultor em pesquisas científicas.

Citas

AMBONI, Narcisa de Fátima. O papel do líder na gestão das organizações. In: ______ (Org.). Gestão de bibliotecas universitárias: experiências e projetos da UFSC, Florianópolis: UFSC, 2013, p. 10-34.

ANDRADE, Diva; VERGUEIRO, Waldomiro. Aquisição de materiais de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

BAUGHMAN, James C. Toward a structural approach to collection development. College

& Research Libraries, v. 38, n. 3, p. 241, p. 242, 1979.

COUTINHO, Carlos Cesar Santana. A participação de usuários na gestão de coleções em bibliotecas universitárias: o caso da biblioteca central da UFES. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia). 2013, 85 f. Curso de Biblioteconomia - Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.

EDUVIRGES, Joelson Ramos. A importância do usuário no desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. [2014?]. Disponível em: < http://rabci.org/rabci/sites/default/files/ARTIGO%20DE%20USUARIOS-3_1.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

EVANS, Edward, G. Developing library collections, Littleton, Libraries Unlimited, 1979.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento e avaliação de coleções. Rio de Janeiro: Rabiskus, 1993.

LUBISCO, Nídia. Apêndice A. In: ______ (Org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 46-70.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n.2, p. 01-19, jan./jun., 2007.

NASCIMENTO, Aline Vieira do; SANTOS, Ana Cristina Gomes. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias: o caso dos repositórios institucionais. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17, Anais Eletrônicos, 16 a 21 set. 2012, Porto Alegre: Universidade Federal Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: < http://www.snbu2012.com.br/anais/index.php>. Acesso em: 15 abr. 2014.

PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo. Biblioteca universitária e usuário da informação. In: ______ (Org.). Procedimentos para busca e uso da informação: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996, p. 32-33.

PINHEIRO, Liliane Vieira. O modelo participativo no desenvolvimento de coleções. In: AMBONI, Narcisa de Fátima (Org.). Gestão de bibliotecas universitárias: experiências e projetos da UFSC, Florianópolis: UFSC, 2013.

SANTA ANNA, Jorge. Relatório final de Estágio Supervisionado em Biblioteconomia. Curso de Biblioteconomia – Departamento de Biblioteconomia. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, 2012, 25 f.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Sobre o SIB. 2014. Disponível em: <http://www.bc.ufes.br/>. Acesso em: 22 de abr. de 2014.

______ (Brasil). PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional, 2010-2014. Vitória: a Universidade, 2010. 69, [7] p.

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB, 1989.

______. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ci. Inf., Brasília, v. 22, n. 11, p. 13-21. jan./abr. 1993. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewFile/1208/849>. Acesso em: 15 abr. 2014.

______. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.

WEITZEL, Simone Rocha. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61-67, jan./jun. 2002. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/414/227>.

Acesso em: 20 jan. 2011.

______. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas

universitárias. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

Publicado

2016-07-01

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA