Análise da produção dos artigos científicos sobre biblioteca escolar na base de dados BRAPCI

Autores

  • Fabíola Maria Siqueira Rocha UFMG
  • Lorena Aparecida Pereira Paixão Santos Biblioteca Professor Cássio Mendonça Pinto, Colégio Técnico / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.50418

Resumo

Objetivo deste estudo foi analisar a produção científica dos artigos científicos sobre biblioteca escolar, por meio dos artigos indexados na BRAPCI. Trata-se de um estudo descritivo utilizando-se o método quantitativo e qualitativo, também chamado de método misto, com emprego de técnicas bibliométricas. O universo da pesquisa reúne os artigos científicos indexados nos periódicos científicos da BRAPCI, contemplando todo o período de cobertura da base de 1972 a 2019. Os resultados revelaram que nos 47 anos, foi identificado 130 artigos em 27 revistas científicas brasileiras indexadas na BRAPCI. Os anos mais produtivos foram em 2017 e 2018 com 15 publicações a cada um. Percebe-se um pequeno número de autores que publicaram muitos artigos e uma grande taxa de autores produziram pouco, ou seja, um artigo. Identificaram-se duas autoras e um autor mais produtivos na temática. Sendo a primeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a segunda da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o último autor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os assuntos mais abordados foram: Biblioteca escolar com 116 vezes (25,2%), leitura com 19 vezes (4,1%), bibliotecário 16 vezes (3,4%), educação com nove vezes (1,9 %), bibliotecário escolar com sete vezes (1,5 %) e políticas públicas com seis vezes (1,3%). Conclui-se que a temática Biblioteca escolar é antiga no Brasil , mas não é muito pesquisada pelos cientistas brasileiros quantos aos problemas relevantes a serem estudados para ajudar os profissionais que atuam em bibliotecas escolares com habilidades adequadas para este tipo de unidade de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Maria Siqueira Rocha, UFMG

Graduada em Biblioteconomia - UFMG. Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento - PPGGOC- UFMG.

Lorena Aparecida Pereira Paixão Santos, Biblioteca Professor Cássio Mendonça Pinto, Colégio Técnico / UFMG

Graduada em Biblioteconomia - UFMG e especialista em biblioteconomia e gestão de bibliotecas escolares pela faculdade ÚNICA. Bibliotecária no Colégio Técnico - UFMG.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA