A biblioteca pública e a formação do estudante
Análise de fontes de informação para a pesquisa escolar na área de ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n2.54637Resumo
Como parte da comunidade que faz uso da biblioteca pública, os estudantes procuram esse equipamento para responder às suas demandas educacionais, dentre elas, a pesquisa escolar. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi investigar as tipologias de fontes de informação para pesquisa escolar na área de Ciências Biológicas disponíveis no acervo de uma biblioteca pública. Como objetivos específicos elencou-se: identificar os materiais bibliográficos sobre ciências disponíveis no acervo da biblioteca pública; analisar a pertinência e qualidade dos materiais encontrados; categorizar as fontes de informação identificadas. Como metodologia, optou-se pela análise exploratória das fontes de informação disponíveis no acervo da Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Tibúrcio de Oliveira, localizada em Santa Luzia, município da região metropolitana de Belo Horizonte. Dessa forma, foi realizada uma visita técnica à instituição, de maneira que os pesquisadores puderam avaliar os materiais bibliográficos. O acervo encontrado foi categorizado em quatro tipologias distintas: livros teóricos, livros paradidáticos, obras de referência e livros didáticos. A análise dos materiais informacionais acusa uma escassez de fontes de informação que possam embasar adequadamente uma pesquisa escolar. Apesar de tais críticas serem necessárias para evidenciar a falta de investimento na biblioteca pública por parte do município, ressalta-se a pertinência da instituição para a comunidade como ambiente de aprendizagem não formal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-10-29
Edição
Seção
RELATOS DE PESQUISA