(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n1.59235

Resumo

Este estudo é um relato de caso das participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizam na biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Brazil Estabel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação, Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia, Professora do Mestrado em Informática na Educação - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

Eliane Lourdes da Silva Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação - PPGEDU/UFRGS Professora no Curso de Biblioteconomia - DCI/FABICO/UFRGS Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
   

Laura Valladares de Oliveira Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência da Informação, Graduada em Biblioteconomia 

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA