(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n1.59235Resumo
Este estudo é um relato de caso das participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizam na biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.