A biblioteca universitária na formação de professores

uso de fontes de informação e a pesquisa científica

Autores

  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francine Conde Cabral PPGCIN/UFRGS https://orcid.org/0000-0002-2676-4688
  • Lays Ieggle
  • Jéssica Paola Macedo Müller Sociedade Brasileira de Computação
  • Patricia Valerim PPGCIN/UFRGS https://orcid.org/0000-0002-1119-247X
  • Patrícia Saldanha PPGCIN/UFRGS
  • Luziane Graciano Martins PPGCIN/UFRGS
  • Sabrina Clavé Eufrásio Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Canoas/ RS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n2.60215

Resumo

Analisa a utilização de recursos eletrônicos e digitais na formação de professores contextualizada em três bibliotecas universitárias: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Passo Fundo. As interrelações entre cultura e educação, e a capacidade dos sujeitos entenderem e se adequarem à nova cultura emergente, ocorrem por meio de plataformas digitais e da virtualização de informações. Busca-se compreender se os recursos eletrônicos de informação são elementos potencializadores do papel didático-pedagógico da biblioteca, centrados na busca e recuperação de informações, sendo parte embrionária do processo de pesquisa. Tais constatações implicam em redimensionar a instância “biblioteca”, a fim de que possa se transformar em núcleo cultural, reflexivo, e voltado, fundamentalmente, à formação dos sujeitos, tendo a pesquisa como eixo articulador dos processos político-pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação e Informação, Professor do Programa de Pós-graduação da UFRGS e do Departamento de Ciências da Informação (UFRGS), Bacharel em Biblioteconomia, Mestre em Educação. Atuou em bibliotecas escolares, universitárias e centros de informação. 

 

Francine Conde Cabral, PPGCIN/UFRGS

Mestranda em Ciência da Informação, Bacharel em Biblioteconomia

Jéssica Paola Macedo Müller, Sociedade Brasileira de Computação

Bacharel em Biblioteconomia

Patricia Valerim, PPGCIN/UFRGS

Mestranda em Ciência da Informação, Bacharel em Biblioteconomia

 

Patrícia Saldanha, PPGCIN/UFRGS

Mestranda em Ciência da Informação, Bacharel em Biblioteconomia

 

Luziane Graciano Martins, PPGCIN/UFRGS

Mestranda em Ciência da Informação, Bacharel em Biblioteconomia 

Sabrina Clavé Eufrásio, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Canoas/ RS

Bibliotecária-documentalista, Mestranda em Ciência da Informação - PPGCIN/UFRGS

Downloads

Publicado

2021-09-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA