O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação

Authors

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.32501

Abstract

As competências profissionais são elementos relevantes para a adequação e expansão do exercício profissional, sobretudo no âmbito das profissões da informação em uma sociedade competitiva, globalizada e multicultural. Assim, este estudo tematiza as competências profissionais do Moderno Profissional da Informação e suas relações com os principais paradigmas que sustentam a Ciência da Informação. Objetiva identificar a correspondência entre esses paradigmas na formulação e estabelecimento das competências profissionais que viabilizam o perfil de um Moderno Profissional da informação. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória, constatou-se que as competências profissionais manifestam-se com maior intensidade no paradigma físico, havendo pouca correspondência com os demais paradigmas, o que demonstra que a atividade profissional ainda se manifesta em fazeres técnicos, não priorizando questões humanistas. Portanto, as competências atribuídas ao Moderno Profissional da Informação são insuficientes para adequar o profissional à realidade do mercado atual. Percebeu-se haver necessidade de ampliação das competências, principalmente quanto ao paradigma cognitivo e sociocultural, em face da manifestação de uma sociedade multicultural, o que requer, para adequação a esse novo contexto, a aquisição de competências de cunho pedagógico e cognitivo. Assim, constatou-se que as competências não foram elaboradas com base em todos os paradigmas da Ciência da Informação. Palavras-chave: Paradigmas da Ciência da Informação. Moderno Profissional da Informação. Competências profissionais.

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Author Biography

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua no ramo da Consultoria em pesquisas científicas. Atualmente, é instrutor de cursos no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - UFES; assessor e revisor do Periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2449023539030224

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Published

2017-12-11

Issue

Section

Review articles