A tecnologia assistiva em bibliotecas públicas: uma abordagem preliminar sobre sua importância e contribuição para usuários com deficiência

Authors

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan UNESP Campus de Marília
  • Eduardo José Manzini UNESP Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n4.42021

Abstract

As bibliotecas públicas estão em constante mudança e, por isso, enfrentam crises e desafios necessários para atender a sociedade. Com o advento da sociedade da informação, novas tecnologias adentraram o ambiente informacional trazendo oportunidades para as pessoas com deficiência e desafios para bibliotecários que precisam estar capacitados e sensibilizados de sua responsabilidade diante desse usuário especial. Surgem nesse contexto, como recursos e equipamentos a tecnologia assistiva para proporcionar melhores condições de vida para tais usuários e oportunizar a inclusão deles na busca pela informação e participação ativa e o mais independente possível no ambiente. Por meio da disponibilização da tecnologia assistiva as bibliotecas estão buscando ser significativas para a inclusão de pessoas com deficiência e para descrever como está sendo esse processo, buscou-se, por meio da realização de uma visita técnica e entrevista com o gestor local, subsídios para conhecer a realidade de uma biblioteca pública contemplada por um projeto governamental do estado de São Paulo para propiciar a inclusão informacional. Verificou-se que embora a tecnologia esteja disponível no ambiente, é preciso rever práticas, serviços e atuações para contribuir de fato para a inclusão e o uso mais significativo dos recursos e equipamentos da tecnologia assistiva nas bibliotecas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP Campus de Marília

Mestra em Ciência da Informação (UNESP/ Marília) e Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação Especial, no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, SP e participante do Grupo de Pesquisa em Deficiências Físicas e Sensoriais - DeFSen.

Eduardo José Manzini, UNESP Campus de Marília

Professor Livre-Docente do Departamento de Educação Especial, Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação Especial e Líder do Grupo de Pesquisa em Deficiências Físicas e Sensoriais – DeFSen, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, SP.

References

ALMEIDA Jr., O.F. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: UEL, 1997.

AMORIM, G.C. et al. Tecnologia assistiva na estrutura e organização do AEE na Educação Infantil: conhecimento e uso na perspectiva do gestor. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3, 2013, Londrina. Anais... Londrina, p. 1661-1671. Disponível em:< http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT04-2013/AT04-010.pdf> Acesso em: 10 maio 2018.

BRACCIALLI, L.M.P. Tecnologia assistiva: perspectiva de qualidade de vida para pessoa com deficiência. In: VILARTA, R. et al. (Org.). Qualidade de vida e novas tecnologias. Campinas: Ipes Editorial, 2007. p. 105-114.

BRASIL. Secretaria dos Direitos Humanos. Comitê de Ajudas Técnicas. 2007. Ata da III reunião do Comitê de Ajudas Técnicas – CAT. Disponível em: < http://www.acessobrasil.org.br/CMS08/seo-publicacoes-6.htm >. Acesso em: 10 maio 2018

CONEGLIAN, A.L.O.; CASARIN, H.C.S. Deficientes como usuários de informação. IN: CASARIN, H.C.S. (Org.) Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014. p. 220-254.

DELIBERATO, D. Seleção, adequação e implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação. In: PINHO, S. Z.; SAGLIETTI, J. R. C. (Org.). Núcleo de ensino. São Paulo: EDITORA UNESP, 2005, v. 1, p. 505-519. Disponível em:

http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Selecao,%20adequacao.pdf >. Acesso em: 10 maio 2018

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E INSTITUIÇÕES. Manifesto da IFLA e UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: < https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf >Acesso em: 10 maio 2018.

MANZINI, E.J. Considerações teóricas sobre acessibilidade: da definição às concepções atuais. IN: MANZINI, E.J.; CORREA, P.M. Avaliação de acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2014. P.17-27.

MANZINI, E.J. Acessibilidade em eventos científicos: contribuições da educação especial. Revista da Sobama, Marília, v. 13, n. 2, p. 37-42, Jul./Dez., 2012. Disponível em:< http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3908/2921> Acesso em: 20 maio de 2018.

MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005. p.82-86.

MANZINI, E. J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semiestruturada. In: MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Org.). Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p.11-25.

MIGUEL, T.P.J.P. O uso de histórias multissensoriais numa biblioteca pública. 2015. 189f. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa. Disponível em:< https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/4669> Acesso em: 05 maio 2018.

MILANESI, L. Biblioteca pública: do século XIX para o XXI. Revista USP, São Paulo, n.97, p. 59-70, mar.2013. Dossiê Computação em nuvem. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/61685/64574 > Acesso em: 15 maio 2018.

OMOTE, S. Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004.

PINHEIRO, D. S. O bibliotecário e o atendimento aos usuários com necessidades especiais em unidades de informação. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, v. 4, n. 3, p.1-7, 2004. Disponível em: < http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/95/96 >. Acesso em: 24 maio 2018.

SARTORETTO, M.L.; BERSCH, R. Assistiva tecnologia e educação. 2017. Disponível em:< http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html> Acesso em: 20 abr. 2018.

WELLICHAN, D.S.P. Comportamento informacional de profissionais no domínio da saúde: um estudo junto ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. 2015.128f. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP. Disponível em:< <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/wellichan_ddsp_me_mar.pdf > Acesso em 20 maio 2018.

WILSON, T. D. Models in information behaviour research. Journal of Documentation, London, v. 55, n. 3, p. 249-270, 1999. Disponível em: < http://informationr.net/tdw/publ/papers/1999JDoc.html >. Acesso em: 10 maio 2018.

Published

2019-01-03

Issue

Section

Experience Reports