O hibridismo no contexto das micro e pequenas empresas: um estudo de caso em um aglomerado industrial
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44299Abstract
As micro e pequenas empresas são consideradas fundamentais na economia, pois possibilitam a geração de renda em localidades afastadas dos grandes centros industriais e comerciais. Os gestores destas organizações precisam usar a informação para tomar decisão e resolver os problemas dos processos. Para acessar tais informações contam as tecnologias analógicas e digitais. O uso dessas mídias para meios de comunicação e construção de conhecimento faz parte do conceito e hibridismo. O hibridismo é um conceito que surgiu no campo da biologia e vem sendo aplicado às bibliotecas e arquivos e, nessa pesquisa, o seu conceito será apropriado e referenciado ao contexto empresarial, principalmente porque os gestores se utilizam da convergência das mídias como ferramentas do processo decisório em suas ações. O objetivo geral é identificar se o conceito de hibridismo e da competência em informação está presente no contexto das micro e pequenas empresas e refletir sobre a relevância desse conceito para que essas organizações adquiram vantagem competitiva. A metodologia foi realizada a partir de uma revisão da literatura sobre micro e pequenas empresas, competitividade e hibridismo. Posteriormente, realizou-se um estudo de caso em um aglomerado industrial por meio da aplicação de questionário e entrevista dos gestores que atuam nessas empresas. Os resultados demonstram que a hibridez acontece por meio do uso e compartilhamento da informação em meios eletrônicos e digitais, além disso, os gestores reconhecem os elementos da competência em informação em seu processo e a relevância da informação e conhecimento para a competitividade.Downloads
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