Programação cultural nas bibliotecas municipais e comunitárias

Authors

  • Lucileide Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Lídia Eugênia Cavalcante Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-3190-6900
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n3.68157

Abstract

CULTURAL PROGRAMMING IN MUNICIPAL AND COMMUNITY LIBRARIES



Summary

This work aims to analyze the cultural programming carried out in municipal and community libraries registered in the State System of Public Libraries of Ceará (SEBP/CE), for the purpose of understanding how these activities are planned and constructed, as well as whether they match the informational needs of their users. In order to achieve the defined purposes, bibliographic and documentary research was conducted, of an exploratory and descriptive nature, with a comparative method. The research field consisted of eight libraries, five municipalities and three communities. To collect data, a questionnaire was used as an instrument, administered via WhatsApp with representatives of these institutions. It was observed that library managers, both municipal and community, recognize the real benefits of planning a cultural program built in conjunction with the community, pointing to it as being richer and more desirable for the residents of the surrounding area, since it provides an opportunity for the community to feel a sense of belonging, in addition to resulting in greater zeal and care for the collection on the part of the residents, as well as informational and cultural gains.

 

Keywords: Community library; municipal library; cultural programming.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lídia Eugênia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto. Também é pesquisadora do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS/FAMED/UFC).

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Pós doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo - USP. Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Professora do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFC Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação enquanto sujeito informacional, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação. Atualmente coordena e atua em dois projetos de pesquisa; A Biblioteca Universitária no uso das redes sociais como estratégias de comunicação com os usuários; e A Contribuição da disciplina Atuação e Ética profissional para práxis do bibliotecário na visão do discente. Líder do grupo de pesquisa Estudos de Usuários da Informação. Foi presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará. Na UFC ocupou os cargos de diretora do Centro de Humanidades de 2003 a 2011, tendo assumido anteriormente a coordenação do Curso de Biblioteconomia, a chefia do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia e a chefia do Departamento de Ciências da Informação 

Published

2023-11-30

Issue

Section

Experience Reports