Project management and podcast ethnography

basis to introduce portfolios and deliverables from the podosphere

Authors

  • Francisco Edvander Pires Santos Universidade Federal do Ceará
  • Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Ramon Lima Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68866

Abstract

This article presents conceptual bases about the Project Management and also methodological bases of the Podcast Ethnography, both applied at managing a project on the podosphere which is called Find out the Academic Library through Podcasting, developed from 2019 to 2023. As a theoretical approach, Project Management is under discussion based on reference books, theses, and scientific articles available on digital libraries. As a research method, Podcast Ethnography is introduced based on its stages, which are: Explore, Engage and Examine. These stages allowed analyzing an academic podcast which has undergone some transitions, like editorial line, recording format, target audience, stakeholders, and hosting platform. In addition, these transitions required brand changing, according to the name of the project: BCHcast (between 2019 and 2020), Plurissaberes (from 2020 to 2023), and Cocriando na Podosfera (from 2023 and on). As results, this article applies the conceptual and methodological approaches to manage portfolios and deliverables as part of eight academic projects managed on the podosphere, named: TAEs na Pesquisa, PodArtigos, Pró-Inclusão, AsasCast, Empregacast, InnovaBiblio, SMPC 2022, and Filhas de Avalon. The conclusion is that the success of the project was achieved from the contributions of stakeholders, besides considering some possibilities for future studies from this article.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará desde 2014. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFC, com dissertação sobre repositório audiovisual defendida em 2018. Especialista em Gestão Universitária, com TCC sobre gestão de projetos apresentado em 2022. Especialista em Gestão de Documentos e Informações, com TCC sobre documentos audiovisuais concluído em 2013. Formado em Biblioteconomia pela UFC no ano de 2011. Atuou no Grupo de Comunicação O POVO de 2010 a 2013. Foi chefe da Biblioteca do Hospital Universitário da UFCG em 2013 e da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC de fevereiro de 2020 a setembro de 2023. Coordenou projetos de iniciação acadêmica na UFC e foi responsável pela orientação técnica de estágio supervisionado em Biblioteconomia entre os anos de 2018 e 2023. Implantou e consolidou as funções de direção técnica e supervisão de live streaming em eventos promovidos para o canal Plurissaberes no YouTube. Administra o podcast Cocriando na Podosfera e é idealizador do PodArtigos. Atua como consultor e membro da Comissão para Implantação do Repositório Audiovisual Acervo ICA.

Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFC (2018). Possui graduação em Biblioteconomia pela UFC (2005) e Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial pelo CETREDE/UFC (2010). Especialização, em andamento, em Educação Inclusiva na Universidade Estadual do Ceará-UECE. Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa de Aplicações em Tecnologias Assistivas e Usabilidade - CNPQ e do Grupo de pesquisa PRÓ-Inclusão - CNPQ. Coordenadora do Projeto de Extensão Plurissaberes entre os anos de 2021 a 2023.

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) com bolsa de demanda social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (UNIBF). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa InclusoS - Informação, Memória, Tecnologia e Sociedade (InclusoS/UFPB). Durante a graduação tive experiências profissionais em Bibliotecas Especializadas e Universitárias com período de estágio na Biblioteca Aderbal Nunes Freire (TRT7/CE) e na Biblioteca de Ciências Humanas (BCH/UFC). Participei do Programa Institucional de Iniciação Acadêmica (PIBIC) no projeto intitulado "Mediação da informação e educação patrimonial em contextos digitais". Participei como monitor voluntário durante o Ensino Remoto Emergencial nas disciplinas Introdução a Biblioteconomia, Gestão de Unidades de Informação e Organização Sistemas e Métodos em UI. Tenho interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Ciência da informação, Biblioteconomia e seus aspectos sociais, Gestão e Mediação da informação, Mediação da leitura e Biblioterapia, Educação patrimonial e Museus Digitais e Virtuais.

Ramon Lima Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Graduação em andamento em Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Alemã e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Iniciação Acadêmica na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC no projeto Inventário eletrônico e digitalização de teses e dissertações na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC no ano de 2022. Bolsista de Iniciação Acadêmica na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará em 2023 no projeto Descobrindo a Biblioteca em Podcast.

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará

Professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2016), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2012), especialista em Gestão de Pessoas e Logística Empresarial pela Universidade Estácio do Ceará (2010, 2019) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007). Avaliador em periódicos nacionais e internacionais, editor associado na Brazilian Administration Review e editor-chefe da Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão da Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Educação e Sustentabilidade, Empreendedorismo, Análise de Redes Organizacionais, Estudos Observacionais em Linguagem Fílmica e Filosofia do Conhecimento Científico.

Published

2024-07-03

Issue

Section

Experience Reports